sábado, 27 de abril de 2024
Turismo e serviços crescem em Goiás

Turismo e serviços crescem em Goiás

O volume de serviços em Goiás cresceu 2,2% em fevereiro na comparação com o janeiro deste ano

28 de abril de 2023

Serviços prestados às famílias puxaram o crescimento do setor de serviços em Goiás

O volume de serviços em Goiás cresceu 2,2% em fevereiro na comparação com o janeiro deste ano.  Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o setor registrou aumento de 8,9%. Assim, o acumulado dos últimos 12 meses atinge 8,2% de alta no estado. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outra boa notícia é que o volume de atividades turísticas em Goiás subiu 1,3% em relação ao mês de janeiro de 2023, na série com ajuste sazonal.  Foi a sexta maior alta do país. Comportamento similar foi observado na comparação com fevereiro de 2022, uma vez que o setor registrou alta de 22,3%, o quarto maior aumento do país. Com isso, o turismo goiano acumula alta de 17,2% nos últimos 12 meses.

Famílias

A alta no volume de serviços em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2022, se deu em quatro das cinco atividades . Destacam-se as atividades: serviços prestados às famílias (24,9%); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,7%) e serviços de informação e comunicação (15,1%).

A única atividade com queda foi a de serviços profissionais, administrativos e complementares (-12,3%), que acumula queda de 5,9% no ano e de 3,7% em 12 meses.

Brasil

O setor de serviços, um dos maiores do PIB, avançou 1,1% em fevereiro de 2023. O dado representa uma recuperação, já que no mês anterior houve uma queda de 3%. Segundo os dados do IBGE  as atividades de transportes foram responsáveis pelo maior impacto positivo no setor.

Frente a fevereiro de 2022, os serviços avançaram 5,4%, a vigésima quarta taxa positiva consecutiva. No indicador acumulado no primeiro bimestre deste ano, o volume mostrou expansão de 5,7% frente a a igual período de 2022. Já o acumulado dos últimos doze meses foi de 7,8%. 

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.