domingo, 28 de abril de 2024
Fieg vai assumir gestão de mais 9 escolas públicas

Fieg vai assumir gestão de mais 9 escolas públicas

O Sistema Fieg fará investimentos para beneficiar 3,5 mil alunos de 13 escolas públicas em quatro municípios de Goiás.

20 de maio de 2023

Sandro Mabel com os prefeitos: “O objetivo do programa é formar pessoas para atuar na indústria do futuro”

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), por meio do Sesi, projeta assumir a gestão de pelo menos 13 escolas públicas este ano. Mas pretende aumentar este número, pois há negociações em andamento com vários prefeitos. A informação foi dada pelo presidente da Fieg, Sandro Mabel, durante a solenidade em que quatro prefeituras passaram a gestão de quatro escolas à instituição.

As parcerias foram consolidadas entre o presidente da Fieg, Sandro Mabel, e os prefeitos de Abadia de Goiás, Wander Saraiva de Carvalho; de Flores de Goiás, Altran Lopes; de Pontalina, Édson Guimarães de Faria; e Sanclerlândia, Itamar Leão. Inicialmente, o programa irá atingir 3.519 alunos de 13 escolas.

Sandro Mabel disse que o objetivo do programa é formar pessoas para atuar na indústria do futuro. “Os alunos dessas escolas irão ter a qualidade de educação Sesi. Irão sair da sala de aula mais preparados para o mercado de trabalho e para profissões que ainda nem existem”, afirmou.

O Programa de Gestão de Escolas Públicas do Sesi teve início em Alto Horizonte. O Sistema Fieg passou a gerir o Colégio Municipal Militarizado Professor Divino Bernardo Gomes, no começo de 2022. Inicialmente, a escola contava com turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, com disponibilização de 80 profissionais e 22 salas de aula. Além de laboratório de informática e sala de cinema.

Expansão

Em 2023, a parceria foi ampliada e a unidade passou a ofertar o ensino médio. Hoje conta com duas turmas realizadas em parceria que inclui também o Senai, com a oferta dos cursos de mineração e automação.

O Sesi cuidou da seleção dos colaboradores técnicos e docentes e iniciou investimento de melhoria da infraestrutura física, na ordem de R$ 1 milhão. A unidade conta com educação trilíngue, inserindo inglês e programação de computadores como disciplinas. Além de português, robótica, acompanhamento psicológico, entre outros diferenciais da rede Sesi.

O diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Claudemir Bonatto, revelou que o projeto de Alto Horizonte será ampliado. Prevê a construção de um novo prédio com dez novas salas de aula e salas de docentes, espaço maker e robótica. O novo ambiente terá laboratórios de formação técnica e departamento pedagógico. O projeto inclui um centro de eventos com auditório para 300 pessoas.

O prefeito Wander Saraiva, na Região Metropolitana de Goiânia, informou que será construída uma nova escola para sediar o projeto do Sesi. O terreno já está sendo escolhido. Os quatro prefeitos destacaram a importância do projeto para transformar a vida das crianças e dos jovens. Que também terão a maior chance de se prepararem ao mercado de trabalho.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.