quarta-feira, 1 de maio de 2024
Produtividade pode aumentar até 100 vezes com IA

Produtividade pode aumentar até 100 vezes com IA

Empresas vão demandar ferramentas customizadas. Impacto financeiro é estimado em US$ 13 trilhões nos próximos anos.

20 de maio de 2023

Alexandre Torres: “Não é uma evolução. Trata-se de uma revolução”

A estimativa da IBM é que o uso da inteligência artificial (IA) em todo o mundo libere US$ 13 trilhões em investimentos nos próximos anos. Certamente, vai gerar ganhos de produtividade, com recursos direcionados para mais pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Algumas das primeiras grandes transformações no mundo corporativo serão nos canais de atendimento aos clientes, tais como chats e call centers.

“Nesses casos, já é uma questão de pegar a ferramenta, tirar do pacote e colocar para funcionar. Vai obter de imediato um ganho de 70%, em média, na produtividade desses processos. Outra aplicação fácil e já disponível está relacionada aos desenvolvedores de códigos. As ferramentas de IA que automatizam e aumentam a velocidade desse processo já estão disponíveis”, informa o diretor de TI do Grupo Soluti, Alexandre Torres.

O executivo diz que empresas e profissionais precisam se preparar para a nova realidade, sob pena de ficarem para trás. “Não é uma evolução. Trata-se de uma revolução quando nos colocamos diante da possibilidade de ganhos de velocidade e de produtividade que chegam a ser 100 vezes maiores”, afirma. “A IA impõe a todos pensar como pode ser integrada aos processos de uma empresa”, frisa.

Dificuldades

Alexandre Torres reconhece que todas as empresas têm dificuldades específicas, maiores ou menores, em alguns de seus processos. “Nesses casos será necessário entendê-los melhor, o que exige uma reflexão, um mapeamento. Para depois saber como a IA pode ser aplicada em automação. A exemplo da identificação de fraudes, desvios, e realizar tarefas, como as aprovações de compras”, explica.

O Grupo Soluti, por meio de suas empresas, a exemplo da Everest Digital, tem investido em parcerias com as maiores empresas de tecnologia do mundo. A exemplo da IBM, Red Hat, Elea Digital e Nutanix. Neste mês de maio a Soluti participou do IBM Think 2023, realizado em Orlando, na Flórida (EUA).

As atenções de executivos e pesquisadores de tecnologia se concentraram nos temas nuvem híbrida e na IA, consideradas as tecnologias mais transformadoras da atualidade. Elas têm capacidade de atacar de imediato problemas relacionados a mudanças e incertezas no cenário mundial. Além de criar vantagens competitivas para as empresas que as adotam.

Parceria

“A Soluti busca ser uma das empresas protagonistas nesse novo cenário. Por isso temos essa parceria com a IBM, assim como já a tivemos em outros projetos. Estamos conversando para trabalharmos em colaboração, em laboratório, para pensarmos juntos processos organizacionais com impacto de inteligência artificial. Assim como já estamos trazendo a IA para os nossos processos do Grupo Soluti”, diz Alexandre Torres.

Leia também: Tecnologia: 5 tendências do mercado para 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.