quarta-feira, 1 de maio de 2024
Gripe aviária: Estado entra em alerta

Gripe aviária: Estado entra em alerta

A Agrodefesa anuncia medidas preventivas mais rigorosas para evitar a entrada da gripe aviária em Goiás e impactos na cadeia produtiva.

31 de maio de 2023

O governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), anunciou nesta quarta-feira (31/5) medidas mais rigorosas para prevenção da gripe aviária. Portaria prorroga por tempo indeterminado a suspensão das participações de aves em eventos agropecuários. Além de proibir quaisquer aglomerações, encontros, torneios e exposição de passeriformes nativos e exóticos e de outras aves em Goiás.

A Portaria nº 209, que passa a vigorar em 2 de junho (48 horas após a publicação), retifica a portaria nº 131 publicada anteriormente e que ainda está em vigor. Ela estabelecia a suspensão das atividades envolvendo aves por um período de 90 dias. Presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta, diz que a intensificação das medidas preventivas é fundamental neste momento em que há registro de chegada da gripe aviária ao Brasil.

“Embora os casos de gripe aviária ainda não tenham ocorrido em granjas comerciais, é fundamental que a cadeia produtiva goiana tome todos os cuidados. Para evitarmos a chegada da doença ao Estado”, enfatiza Caixeta. Ele reforça também a necessidade de dobrar os cuidados principalmente com as pequenas criações domésticas e criações de subsistência. Elas são mais vulneráveis e podem ser afetadas, disseminando a doença posteriormente para granjas comerciais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.