segunda-feira, 29 de abril de 2024
Brasil é o 2º país que mais tributa empresas

Brasil é o 2º país que mais tributa empresas

As empresas brasileiras enfrentam uma carga tributária média de 34%. Enquanto isso, a média global é de 20%.

9 de junho de 2023

O Brasil é o segundo país que mais tributa empresas no mundo. Perde apenas para Malta, um país insular localizado no Mediterrâneo, ao sul da Europa. No entanto, essa prática vai na contramão da geração de empregos. Segundo um levantamento realizado pela CupomVálido, as empresas brasileiras enfrentam uma carga tributária média de 34%, considerando todos os tributos. Isto representa um aumento de 70% em relação à média global.

Foram considerados dois impostos sobre as empresas no Brasil: o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (25%) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (9%). Apenas 18 dos 111 países analisados cobram alíquotas superiores a 30%. A média global é de 20%. Além disso, a pesquisa destaca que as alíquotas brasileiras são maiores do que as cobradas em nações desenvolvidas. Por exemplo, como Estados Unidos (25%), Reino Unido (19%), Japão (30%) e Canadá (27%).

Redução

Ao longo de 21 anos (2000-2021), a maioria dos países reduziu a carga tributária sobre empresas. A redução média é de 8,3 pontos percentuais, de 28,3% para 20%. Enquanto 94 países reduziram a tributação, 13 mantiveram as mesmas taxas e apenas cinco aumentaram suas alíquotas, incluindo Andorra, Hong Kong, China, Maldivas e Omã.

A pesquisa também destacou que Andorra e Maldivas abandonaram a classificação de paraísos fiscais e passaram a cobrar impostos sobre empresas. Atualmente, a alíquota de impostos sobre empresas nesses países é de 10% e 15%, respectivamente.

Prejuízos

“A alta carga tributária esmaga empresas e pessoas, impedindo o desenvolvimento do Brasil. Embora muitos possam achar fácil reduzir os impostos, é extremamente difícil fazê-lo. Devido aos elevados gastos públicos e à dívida pública estratosférica que possuímos”, destaca o levantamento. Portanto, frisa, para que a carga tributária brasileira diminua de fato, seria necessário muito esforço político e conciliação de vários interesses. “O que é atualmente impossível devido ao acirramento político”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.