segunda-feira, 29 de abril de 2024
Setor de turismo goiano tem 3ª maior alta do País

Setor de turismo goiano tem 3ª maior alta do País

No ano, o turismo goiano acumula alta de 6,5% e, nos últimos 12 meses, o crescimento é de 8,5%, segundo dados do IBGE.

15 de junho de 2023

O setor de turismo continua crescendo em Goiás. O volume de atividades turísticas subiu 1,5% em abril último em relação ao mês de março. É a terceira maior alta do Brasil, superada apenas pelo Rio Grande do Sul (3,8%) e Rio de Janeiro (2,6%). No ano, o turismo goiano acumula alta de 6,5% e, nos últimos 12 meses, o crescimento é de 8,5%.

As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta quinta-feira o desempenho do setor de serviços no país. A pesquisa vai ao encontro das previsões da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), de que o turismo deve movimentar R$ 1 bilhão e criar 90 mil novos empregos este ano em Goiás.

Serviços

Em abril, no entanto, o volume de serviços goianos registrou a primeira queda no ano (-5,6%) após quatro altas consecutivas, na comparação com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Mas em relação ao mesmo mês do ano anterior, foi registrado crescimento de 2,4%. Assim, o acumulado do ano é de 7,3%.

Quatro das cinco atividades foram responsáveis pela alta de 2,4% no volume de serviços em abril deste ano quando comparado com o mesmo mês de 2022. São elas: Serviços de informação e comunicação (10,1%); Outros serviços (9,4%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (1,9%); e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (0,9%).

Em contrapartida, a atividade de Serviços prestados às famílias (-6,6%) apresentou a segunda queda seguida em abril, após ter recuado 8,3% em março. Contudo, o acumulado no ano dessa atividade manteve-se positivo (4,1%), bem como o acumulado dos últimos 12 meses (6,3%).

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.