segunda-feira, 4 de março de 2024
Empresários goianos lançam inédita aeronave

Empresários goianos lançam inédita aeronave

Três empresários produzem em Goiânia modelo de aeroplano capaz de voar 200 km/h e com autonomia de até 10 horas.

27 de junho de 2023

Local de produção da FITS Aero em Goiânia e modelo do aeroplano goiano em construção

Uma aeronave 100% goiana. Trata-se do modelo de pequeno porte Fits F2, com espaço para acomodar dois passageiros e um terceiro assento que suporta uma pessoa de até 50 quilos e 1,60 metro. Voa a 200 quilômetros por hora, tem autonomia de até 10 horas e custo médio de R$ 150 por hora. O projeto é do empresário e engenheiro aeronáutico Luciano Ribeiro de Castro, do engenheiro mecânico e aeronáutico Celso Faria de Souza e do piloto de jatos executivos Klezio Gomes Matos. Os três são sócios da FITS Aero, com sede em Goiânia (GO).

O lançamento do aeroplano será na feira Aviation XP Centro-Oeste, que acontece nesta quarta e quinta-feira (dias 28 e 29) no Aeroporto Santa Genoveva. O projeto finalizado no Aeródromo Brigadeiro Mário Eppinghaus, na Vila Mutirão, permite maior manobrabilidade e fácil pilotagem. O Fits F2 possui ainda paraquedas balístico, o que permite o pouso da aeronave em segurança mesmo com pane total elétrica.

O Fits F2 deverá ser o primeiro avião de dois lugares a ter seu projeto aprovado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Isto após a edição da Resolução 686/2022, que visa simplificar, fomentar e modernizar o segmento aeronáutico no Brasil. “O Fits F2 já contará com algumas novidades permitidas dentro da nova legislação, como o Peso Máximo de Decolagem (PMD), que antes era de 600 quilos e agora 700 quilos. Além da motorização elétrica, que será incorporada nos próximos anos”, explica Luciano Ribeiro.

Necessidades

Segundo os criadores, o avião tem o objetivo de atender cidades que necessitam de deslocamentos frequentes, mas que não são atendidas por linhas aéreas. “O aeroplano atenderá o empresário que possui filiais em diferentes cidades, assim como o homem do campo que se desloca da fazenda para a cidade, dentre outras possibilidades”, disse Klezio Gomes.

“Por exemplo, caso haja uma necessidade de deslocamento seja de Campos Belos para Mineiros, na aeronave Fits F2 em apenas cinco horas o proprietário estaria no destino. De carro, ele gastaria só no deslocamento mais de 13 horas, sem contar com paradas para abastecimentos, alimentação, etc”, enfatiza.

Para realizar o projeto, os sócios adquiriram financiamento da GoiásFomento no valor de R$ 385 mil por meio da linha Inovacred. Faz parte do Programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.