segunda-feira, 29 de abril de 2024
IEL Goiás quer encaminhar 21 mil estagiários

IEL Goiás quer encaminhar 21 mil estagiários

Referência nacional em estágio, o IEL tem mais de 300 mil alunos cadastrados no banco de dados e mais de 2 mil empresas clientes.

18 de agosto de 2023

O IEL Goiás determinou a meta de terminar o ano com aumento de 11% na inserção de alunos no campo de estágio em relação a 2022. Naquele ano, 19.209 estudantes entraram no sistema de estágio. Para 2023, a meta é chegar aos 21 mil até dezembro. As estimativas foram anunciadas nesta sexta-feira (18/8), quando é comemorado nacionalmente o Dia do Estagiário.

“A abertura de vagas e a procura por estágio teve um aumento considerável em 2023, demonstrando que as empresas vêm investindo mais nos programas de estágio, proporcionando mais oportunidades e experiências aos estudantes. Isso aumenta suas possibilidades de aprendizado na prática e de trilhar seus caminhos no mercado de trabalho”, afirmou a gerente de Desenvolvimento Profissional do IEL Goiás, Tarciana Nascimento.

Referência nacional em estágio, o IEL tem mais de 300 mil alunos cadastrados no banco de dados, mais de 2 mil empresas clientes, 2,8 mil instituições de ensino conveniadas e um índice de 70% de estagiários efetivados nas empresas.

Dicas

Para aumentar as chances de ingressar no mercado de trabalho, um bom currículo é um diferencial. “Conhecimentos técnicos e habilidades comportamentais como proatividade e boa comunicação são bem vistos pelos recrutadores e, por isso, devem ser destacados no currículo. As empresas buscam estudantes comprometidos e interessados em aprender”, afirma Bruno Rizzato, diretor do aplicativo de vagas Trampolim.

Ele destaca que a contratação de jovens talentos é também um investimento para empresas: “Os estudantes têm muito a contribuir para um negócio, pois chegam ao local de trabalho com a mentalidade diversa, engajados e capazes de oxigenar novas ideias”, pontua o especialista. Para os estagiários de primeira viagem, Bruno Rizzato reuniu quatro dicas para elaborar o currículo e aproveitar as milhares de vagas abertas. Confira:

1 – Objetivo

Em uma ou duas linhas, declare seu objetivo. Por exemplo: “Estudante de Engenharia Civil buscando estágio para desenvolver habilidades práticas e contribuir com projetos”. Evite usar um objetivo geral para todas as empresas. Personalize-o para a vaga e empresa específica que está se candidatando.

2 – Formação acadêmica

A formação acadêmica é uma das partes mais importantes do currículo. Por isso, posicione-a logo após o objetivo. Além de mencionar o curso, a universidade e o período que está cursando, inclua informações relevantes sobre projetos acadêmicos nos quais tenha trabalhado, honras e premiações.

3 – Experiência profissional

Valorize as experiências anteriores. Mesmo que não estejam diretamente ligadas à sua área de atuação, elas podem mostrar seu comprometimento e habilidades transferíveis. Se não tem experiência profissional, destaque projetos acadêmicos ou voluntários nos quais tenha trabalhado. Isso pode demonstrar suas habilidades práticas e proatividade.

4 – Habilidades técnicas e comportamentais

Seja específico nas habilidades técnicas. Em vez de apenas listar “Excel”, você pode incluir mais detalhes, como: “Análise de dados em Excel” ou “Criação de macros em Excel”. Destaque também as habilidades comportamentais, mencionando situações e resultados reais. Por exemplo: “Proativo: liderou projeto acadêmico que resultou em uma melhoria de 20% na eficiência do processo estudado”.

Leia também: Mercado de trabalho goiano continua aquecido

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.