segunda-feira, 29 de abril de 2024
Fazer bons negócios está na moda

Fazer bons negócios está na moda

A Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana se posiciona na vanguarda da sustentabilidade, autenticidade, diversidade e criatividade

28 de agosto de 2023

O Ranking de Competitividade dos Estados 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), coloca o Estado de Goiás como o melhor do país no quesito ‘Potencial de Mercado’, ao considerar o tamanho e a dinâmica do seu PIB, que registrou, em 2022, o maior crescimento dos últimos 12 anos. O estudo corroborou o Índice de Atividade Econômica (IBCR) do Banco Central, onde o Estado ocupa a segunda colocação em nível nacional.

As boas notícias do campo econômico também estimulam o goiano a empreender. De acordo com a Juceg, o Estado acumulou registro de 31.754 novas empresas em 2022, liderando o ranking entre as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Boa parte dessa força empreendedora encontra no segmento da moda a passarela para fazer bons negócios. Principalmente quando a empresa é de pequeno porte. A pesquisa do Sebrae ‘Perfil do MEI em Goiás’ aponta nessa direção, ao revelar que 14% dos microempreendedores individuais (MEI) atuam no comércio de artigos do vestuário, acessórios e beleza.

A vocação de Goiás pela moda é uma tendência que veio para ficar. Ponto a ponto, o Estado foi costurando seu espaço no cenário nacional e, hoje, ostenta uma produção diversificada, que estampa as vitrines da efervescente Região da 44, na capital goiana.

Atentos ao movimento, Sebrae, Governo de Goiás e o Sesc moldaram a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, que já nasceu grande em 2022 e, este ano, figura entre os maiores eventos de moda do país.

Nesta edição, de 29 de agosto a 2 de setembro, a Amarê promete ‘causar um frisson’ no universo fashionista. Com o tema ‘Futuro e a Sustentabilidade da Moda’, o evento colocará na mesma mesa de negociação pequenas confecções goianas com 27 empresas-âncoras (compradoras), sendo 11 internacionais da África, Chile, Holanda, Reino Unido, além de 11 estados brasileiros, totalizando 250 agendamentos, que devem gerar R$ 30 milhões de negócios.

Jornalistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas e Brasília estão cadastrados para cobrir o evento, além de dezenas de influenciadores digitais. O cast conta com 36 empresas expositoras, que promoverão 20 concorridos desfiles. Caravanas movimentarão empreendedores de 31 municípios do interior do Estado. Palestras, fashion-talks e renomadas atrações culturais completam a coleção da Semana de Moda, que deverá receber mais de 12 mil visitantes.

Na oportunidade, será lançado em avant-première o ‘Caderno de Tendências’, um estudo atualizado sobre o comportamento do consumidor, mercado, oportunidades e modelos de negócios.

Por fim, a Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana se posiciona na vanguarda da sustentabilidade, autenticidade, diversidade e criatividade. E dirige os holofotes ao profissionalismo daqueles que realmente fazem acontecer. Afinal, fazer bons negócios nunca sai de moda.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto é Diretor-superintendente do Sebrae

Antônio Carlos de Souza Lima Neto é Diretor Superintendente do Sebrae Goiás

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