domingo, 28 de abril de 2024
Anápolis recebe 1º trem de contêineres da Norte-Sul

Anápolis recebe 1º trem de contêineres da Norte-Sul

Viagem histórica nesta semana marca uma nova rota até Anápolis, trazendo insumos para a indústria e agricultura de Goiás.

29 de setembro de 2023

Descarga de contêiner no Porto Seco de Anápolis, em Goiás (foto:Wesley Faniel)

O primeiro trem da Ferrovia Norte-Sul chegou esta semana em Anápolis (GO). A viagem de 1.511 quilômetros iniciada em Cubatão (SP), na malha paulista, durou três dias. O trajeto marca a retomada de um projeto iniciado há 40 anos e que, neste ano, teve a sua estrutura 100% concluída. No primeiro trem, 58 vagões da Brado puxados por locomotivas da Rumo trouxeram 112 contêineres de 40 pés. Sendo 32 deles carregados com insumos para a indústria e defensivos agrícolas vindos da China, Estados Unidos e Europa.

Os demais 80 contêineres seguiram vazios, encaminhados aos clientes de exportação – fluxo Anápolis-Santos. E também para formar um buffer (depósito) no Porto Seco Centro-Oeste (PSCO). O buffer é importante para assegurar ativos para as próximas operações. A primeira viagem de retorno levará pluma de algodão da safra que se inicia na Bahia ao Porto de Santos para exportação.

Novo mercado

A partir do PSCO, a ferrovia vai atender os mercados de exportação de algodão, mineração, siderurgia e alimentos. Incluindo açúcar, farelo de soja e grãos em contêineres, além de proteínas bovinas por meio das operações com contêineres refrigerados. Atualmente, estes mercados já movimentam cerca de 45 mil contêineres ao ano e mais de 65% têm como destino o Porto de Santos.

Na rota oposta, vai captar os mercados de importação de insumos que abastecem as indústrias e o agronegócio do estado goiano. Além dos bens de consumo distribuídos para as populações de Goiás, Distrito Federal, sul do Tocantins e Minas Gerais.

Entre as importações destacam-se os segmentos de agroquímicos, peças de máquinas, peças automotivas, equipamentos e plásticos. Estes mercados movimentam mais de 16,5 mil contêineres ao ano.

A Ferrovia Norte-Sul tem uma extensão total de 1.527 quilômetros, entre Estrela D´Oeste (SP) e Porto Nacional (TO). Passa por 4 das 5 regiões do Brasil (Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste – este último, em trecho sob concessão da VLI).

Importância

“Trata-se de um momento histórico para a infraestrutura brasileira, uma rota muito aguardada e que vai alavancar o crescimento da região. É um orgulho participar deste momento ímpar, oferecendo uma solução multimodal de contêineres que possibilita transportar os mais diversos tipos de carga por ferrovia”, afirma Marcelo Saraiva, CEO da Brado.

De acordo com Guilherme Penin, vice-presidente de Expansão e Regulação da Rumo, o fluxo de contêineres por ferrovia traz novas perspectivas econômicas para as regiões atendidas agora por esse serviço. “A chegada dos trilhos aos principais polos da agricultura e indústria de Goiás e Tocantins promove geração de empregos e potencializa as atividades econômicas dos municípios”, destaca.

O diretor de operações do Porto Seco Centro-Oeste, Everaldo Fiatkoski, destaca o potencial do terminal de Anápolis como o único de contêineres no estado. “O novo terminal de contêineres do PSCO é resultado da expertise adquirida nos últimos 20 anos. Ampliando a capacidade logística, reduzindo os custos operacionais e, como consequência, atraindo novos interessados na multimodalidade entre rodovias e ferrovias”, afirma Fiatkoski.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.