domingo, 28 de abril de 2024
Renda: 70% dos empresários ganham até 2 salários mínimos

Renda: 70% dos empresários ganham até 2 salários mínimos

Pesquisa do Sebrae mostra que 68% dos 29 milhões de donos de negócios no Brasil têm um rendimento de até 2 salários mínimos.

7 de outubro de 2023

Nos últimos anos, o sonho de ser dono do próprio negócio cresceu entre os brasileiros e já é o segundo mais citado pela população adulta, atrás apenas de viajar pelo país. Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que 68% dos 29 milhões de donos de negócios (formais e informais) no país têm um rendimento de até 2 salários mínimos. Ou seja: até R$ 2.640,00 por mês.

Mas, a pesquisa revela também que o rendimento aumenta à medida que o empreendedor se qualifica.
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae com base em dados da PNAD do 2º trimestre de 2023, para a maioria dos que empreendem, ter o próprio negócio, representa uma conquista. Pois permite o sustento e a viabilização de oportunidades.

“Os empresários de pequenos negócios são um universo de formiguinhas que não cansam e movimentam bairros, comunidades, municípios, movem o país. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida. Fazem a economia girar” diz Décio Lima, presidente do Sebrae.

Hoje, os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras, 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os dados mostram que aumentar o grau de instrução por meio de capacitação e aprendizados permite aos empresários ampliarem o mercado.

Mesmo sendo uma atividade desafiadora, o empreendedorismo, como mostra a pesquisa, traz a possibilidade de o negócio começar pequeno com perspectiva de criar escala. O Sebrae lembra também, que muitos empresários não querem crescer e optam pelo rendimento menor.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.