segunda-feira, 29 de abril de 2024
Vendas no comércio goiano crescem 1%

Vendas no comércio goiano crescem 1%

Mas as vendas do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 7,2% em agosto.

18 de outubro de 2023

As vendas no comércio em Goiás registraram alta de 1% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. O desempenho positivo foi puxado pelo segmento de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios, que tem forte peso no índice.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (18/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Que também revela queda de 0,7% em agosto em relação a julho deste ano. As variações acumuladas no ano e em 12 meses permanecem estáveis (0,2% e 0,0%, respectivamente).

As vendas do setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceram 7,2% em agosto quando comparadas ao mesmo mês de 2022. Neste segmento, o destaque foi a maior alta do ano (9,1%) e segunda consecutiva, da atividade de hipermercados e supermercados. Assim a variação acumulada da atividade sai de -1,0% em julho para 0,2% em agosto de 2023.

Também contribuiu o desempenho positivo das vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (10,6%). Além de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,4%). Em contrapartida, ocorreram novas quedas nas vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-25,4%), combustíveis e lubrificantes (-14,1%). Além de móveis e eletrodomésticos (-5,3%) e de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,4%).

Saiba mais: Setor de serviços mantém crescimento em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.