terça-feira, 18 de junho de 2024
Black Friday: diversifique meios de pagamento

Black Friday: diversifique meios de pagamento

É essencial disponibilizar diferentes formas de pagamento ao cliente, para evitar o abandono de produtos no carrinho.

23 de outubro de 2023

A oferta de diferentes meios de pagamento é essencial para alavancar as vendas do varejo, ainda mais com a proximidade da Black Friday (24 de novembro). De acordo com a fintech Koin, é possível aumentar em cerca de 20% as vendas e em 35% o ticket médio das compras no e-commerce com o Pix parcelado, por exemplo.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico vão na mesma direção. Houve um crescimento de 5% nas vendas em 2022 em relação ao anterior, atingindo a marca de R$ 169,6 bilhões movimentados.

Segundo a associação, o ticket médio de compra foi de R$ 460,00 por cliente no ano passado. Além disso, de acordo com pesquisa da Opinion Box sobre hábitos de compra online, 54% dos entrevistados afirmaram que a frequência com que compram na internet aumentará nos próximos meses.

“A Black Friday é uma grande oportunidade para os lojistas aumentarem as vendas antes do Natal. Por isso, vale ter atenção às expectativas dos consumidores e antecipar alguns pontos. Como o fato de que grande parte das compras será feita pelo celular”, explica Juana Angelin, Chief Operating Officer da Koin.

Diversidade

A sexta-feira de descontos é conhecida pela venda de eletrônicos, como celulares e SmarTVs. Mas o consumidor também procura por roupas, calçados, artigos de farmácia e até cursos online. Por isso, é essencial disponibilizar diferentes formas de pagamento ao cliente, para evitar o abandono de produtos no carrinho.

Hoje, o mercado disponibiliza opções que vão além do tradicional cartão de crédito. Como o Pix, os cartões virtuais e até o boleto parcelado, que combina a popularidade do boleto bancário com a conveniência do parcelamento.

“O consumidor espera que o varejo ofereça soluções de pagamento seguras e eficientes. Com plataformas otimizadas, que garantam a melhor experiência de compra, com velocidade e usabilidade no site, além de facilidade de navegação”, comenta Juana.

Como se preparar? Confira algumas dicas:

  • Quanto antes começar a se preparar, melhor. Assim, haverá tempo para planejar bem a campanha e os itens que terão desconto.
  • Selecione bem os produtos e deixe claro o desconto dado.
  • Inicie a campanha nos dias anteriores ao Black Friday: crie expectativa nos seus potenciais clientes.
  • Ofereça diferentes opções de pagamento e parcelamento, além do cartão de crédito. Apesar do número de desbancarizados estar em queda desde a criação do Pix e o sucesso das contas digitais, segundo o Banco Central, eles ainda são 188,3 milhões de pessoas.
  • Além disso, muitos consumidores não têm cartão de crédito ou não querem comprometer seus limites. Boleto e Pix parcelados se apresentam como boas opções.

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