segunda-feira, 29 de abril de 2024
Pesquisa mostra que 70% das empresas vão investir em IA

Pesquisa mostra que 70% das empresas vão investir em IA

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma promessa distante e se tornou uma realidade cada vez mais presente no mundo dos negócios

25 de outubro de 2023

Thoran Rodrigues:” A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa”

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uma promessa distante e se tornou uma realidade cada vez mais presente no mundo dos negócios. Uma pesquisa realizada pela consultoria Deloitte em 2022, com 501 empresas brasileiras mostra que 70% delas vão investir em IA ainda este ano, e que 20% já utilizam a tecnologia no cotidiano. A pesquisa também revela que as empresas que já utilizam a IA têm um desempenho superior às que não utilizam, tanto em termos de crescimento quanto de lucratividade.

A pesquisa também aponta que as principais aplicações de IA no Brasil são voltadas para a análise de dados, a automação de processos e a interação com clientes. Entre os setores que mais investem em IA estão o financeiro, o de telecomunicações, o de energia e o de saúde. No entanto, há ainda um grande potencial para explorar outras áreas, como a educação, a agricultura e a segurança pública.

Para Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp, maior datatech e IA da América Latina, ela é uma tecnologia como qualquer outra, que tem milhares de aplicações diferentes. Sua principal aplicação é a automação de processos, que no geral aumenta a produtividade e reduz custos.. “A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa. A melhor analogia que podemos trazer sobre o que de fato é uma IA é uma planilha de Excel quando todo mundo só trabalha com calculadora de mesa.”, afirma. “

Já existe um arcabouço regulatório para inteligência artificial, que foi estabelecido pela União Europeia no primeiro semestre de 2023. Assim como aconteceu com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a tendência é que a nossa legislação siga na mesma direção. “A regulamentação é importante para tentar cercear os potenciais abusos dessa tecnologia. É fundamental também uma reavaliação de questões de propriedade intelectual e direito de imagem, que são dois outros campos significativamente impactados” comenta.

Ainda para o especialista há uma necessidade de estabelecer princípios e diretrizes para o uso responsável e transparente da IA respeitando os direitos humanos, a privacidade e a segurança dos dados. “Nesse sentido, é importante promover o diálogo e a cooperação entre os diversos atores envolvidos na IA, como governo, academia, indústria e sociedade civil, “comenta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.