sábado, 27 de abril de 2024
Economia goiana cresce mais de 6% em agosto

Economia goiana cresce mais de 6% em agosto

Na variação acumulada no ano, o Estado tem o segundo melhor desempenho do País, com 5,85%, segundo indicador do Banco Central.

26 de outubro de 2023

A economia de Goiás cresceu 6,3% em agosto deste ano, segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), do Banco Central, com base em informações do IBGE. Na variação acumulada no ano, o Estado tem o segundo melhor desempenho do País, com 5,85%. Nos últimos 12 meses, subiu três posições no ranking nacional e obteve o terceiro melhor resultado, com crescimento de 4,65%.

Os dados confirmam pesquisas internas do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB) e coloca o crescimento econômico de Goiás na segunda posição nacional. O indicador está relacionado ao aumento do número de empresas, investimentos e geração de empregos e renda nas áreas de agropecuária, indústria, serviços e comércio.

“Goiás vive hoje o 31º mês de crescimento da atividade econômica, todo mês desde fevereiro de 2021. É um momento inédito e marcante, pois nenhum outro estado tem crescido assim”, afirmou o governador Ronaldo Caiado (UB) nesta quinta-feira (26/10). Frisou que isto é consequência da recuperação econômica no período pós-pandemia e atração de novos negócios.

Média nacional

O crescimento goiano em agosto está acima da média nacional, que ficou em 3,06%. “A economia goiana continua demonstrando sinais de forte aceleração. Após um crescimento do PIB de 6,6% em 2022, o IBCR do Banco Central também aponta para avanços em 2023”, projeta o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

O Brasil apresentou crescimento econômico de 3,06% no acumulado do ano. Na variação interanual, o aumento foi de 1,28%; seguido pelo crescimento de 2,82% na variação acumulada nos últimos 12 meses.

Saiba mais: BC constata retração na economia brasileira

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.