sábado, 27 de abril de 2024
Preços em queda: governo goiano reúne cadeia de leite

Preços em queda: governo goiano reúne cadeia de leite

Embora Goiás é o sexto maior produtor de leite do País, o setor enfrenta dificuldades, como a queda nos preços pagos ao produtor.

6 de novembro de 2023

Governador em exercício Daniel Vilela se reúne com parlamentares, produtores e empresários

Apenas no segundo trimestre deste ano, Goiás produziu 519 milhões de litros de leite industrializado. Isto coloca o estado na sexta posição no ranking nacional, com 9,1% da produção brasileira. Entretanto, o setor enfrenta várias dificuldades, principalmente com a queda nos preços pagos ao produtor. Em setembro, o preço médio do litro pago ao produtor ficou em R$ 2,57. Está em queda desde junho.

O governador em exercício Daniel Vilela (MDB) se reuniu nesta segunda-feira (6/11) com empresários e representantes do setor em Goiás. Com o objetivo de encontrar uma solução e discutir o fortalecimento da cadeia goiana. O governo estadual criou, em 2019, a Câmara Técnica e de Conciliação da Cadeia Láctea de Goiás para facilitar o relacionamento entre produtores e indústrias.

Presidente da Adial Goiás, José Garrote afirmou que é necessário preparar todos os elos da cadeia leiteira para enfrentar os ciclos do mercado. Que nem sempre está favorável para o setor de laticínio. “O produtor de leite é eficiente, sabe combater os desafios. O que a gente precisa é criar políticas, em harmonia com o setor privado, que nos deixem preparados para as oportunidades e para os momentos negativos”, disse.

A cadeia leiteira é estratégica para economia goiana e conta com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Rural). De 2019 a 2023, foram aprovados R$ 73,7 milhões em recursos, beneficiando empreendimentos em 49 municípios goianos.

Saiba mais: Estado subsidia produtores de leite em Morrinhos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.