sábado, 27 de abril de 2024
PIB goiano pode crescer até 5,5% este ano

PIB goiano pode crescer até 5,5% este ano

Instituto Mauro Borges projeta PIB com maior nível de atividade econômica da história de Goiás

7 de novembro de 2023

O setor agropecuário é destaque ao apresentar uma taxa acumulada no ano de 12,7%.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás deve crescer entre 3,7% e 5,5% este ano. As projeções são do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), ao destacar que os resultados para a evolução do PIB são animadores.

Existem cinco cenários para o exercício da projeção do PIB anual. Se mantido o bom desempenho econômico, o crescimento ficará entre 3,7% e 5%, podendo alcançar até 5,5% em um cenário mais otimista. As projeções apontam que, independentemente do cenário, existem fortes evidências de que Goiás atingirá o maior nível de atividade econômica pelo segundo ano consecutivo.

Setores econômicos

Segundo a análise setorial do PIB, o resultado acumulado do ano apresentou crescimento em todos os setores econômicos. O grande destaque foi para o setor agropecuário, que apresentou uma taxa acumulada no ano de 12,7%. O resultado é reflexo da maior produção agrícola goiana da história, segundo dados da projeção do IBGE, divulgado em setembro de 2023.

Até julho deste ano, gerou-se cerca de 70 mil empregos formais no Estado, conforme dados do Caged. Os números estão associados a um crescimento de 14,3% na renda média do trabalhador goiano no 2° trimestre de 2023. No período, também constatou-se a menor taxa de desocupação (6,1%) em nove anos, de acordo com o IBGE.

“Poucos indicadores econômicos são tão importantes para a sociedade quanto o PIB. Ao divulgarmos os cenários para o crescimento do PIB Goiano em 2023, contribuímos para a geração de conhecimento e fornecemos informações relevantes para munir os gestores públicos e a população em geral com as análises que nos permitem entender melhor a evolução do nosso Estado”, destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

Saiba mais: PIB goiano acumula alta de 4,5% em 12 meses

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.