domingo, 28 de abril de 2024
Black Friday 2023 é a 2ª pior da história no Brasil

Black Friday 2023 é a 2ª pior da história no Brasil

Foram cerca de 4,5 bilhões em vendas no Brasil, 14,4% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado

27 de novembro de 2023

As apostas de faturamento recorde na Black Friday foram frustradas. Foi a segunda pior da história da principal data para o comércio on-line, que ocorre no país desde 2010.

Embora o valor médio gasto por pessoa na sexta-feira mais esperada pelo varejo tenha registrado um leve aumento na comparação anual, o faturamento ficou aquém do esperado. 

No período entre quinta-feira (23), às 00h, até sábado (25), às 23h59, o comércio eletrônico brasileiro registrou cerca de 4,5 bilhões em vendas, bem abaixo dos R$ 6,9 bilhões esperados. A cifra bilionária foi 14,4% menor do que a do mesmo período do ano passado.  

O número de pedidos também apresentou recuo. O volume de “carrinhos” atingiu 6,9 milhões, o que representa uma queda de 15,5% na base anual. 

As informações são da Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, companhia de inteligência de dados e soluções para prevenção a riscos.

Vale ressaltar que o levantamento considera apenas as vendas no comércio eletrônico. Ou seja, o volume das lojas físicas não foi incluído na pesquisa. 

Mais desejados

Segundo o levantamento da plataforma, os produtos mais vendidos nesta edição da Black Friday são:  eletrodomésticos (20,8%); eletrônicos (15,5%) e telefonia (11,8%). 

Já em relação aos pagamentos, a transferência instantânea, o PIX, não foi o mais utilizado pelos consumidores. Cerca de 56,6% das compras no comércio eletrônico foram realizadas via cartão de crédito. 

O PIX ficou em segundo lugar, representando 30,4% das transações. O boleto bancário, por sua vez, foi o meio de pagamento utilizado em 7,9% das vendas.  Por fim, a carteira digital (e-wallet), cashback, pagamento no débito e vales representaram cerca de 5,1% 

O levantamento da Hora a Hora em parceria com a ClearSale apontou que o ticket médio, ou seja, o valor gasto por pessoa, na Black Friday 2023 foi de R$ 659,12  – cerca 1,3% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Nesta edição, as mulheres lideraram as compras. Elas representaram cerca de 59,2% dos consumidores. 

Fraudes caem

No âmbito das fraudes, o período sofreu 28,5 mil tentativas de ações fraudulentas, representando em valores aproximadamente R$ 41 milhões. Esse valor é cerca de 20% a menos na comparação com o ano anterior. O ticket médio das tentativas foi de R$ 1.383,66. 

No sábado (25), as categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas foram: bebidas (1,5%), joias (1,3%), petshops e supermercados (1,2%), e , por último, ferramentas (1%). 

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