segunda-feira, 29 de abril de 2024
Melhor cerveja do Brasil é de Goiás

Melhor cerveja do Brasil é de Goiás

A Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do concurso Cerveja Brasil.

12 de dezembro de 2023

“Levar nosso produto para o cenário nacional é muito importante”, frisa Patrícia

A Colombina Cold Brew Lager venceu o concurso Cerveja Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), como a melhor cerveja do País. A bebida, com um sabor leve, próximo da pilsen, associada com um café especial, recebeu o prêmio “Best of Show”. A cervejaria goiana também conquistou a prata com a Colombina Gynhattan, que obteve a medalha de Prata na categoria Fruit Beer.

“Esse prêmio vai dar visibilidade nacional para a Colombina e também para o Estado de Goiás”, comemora Patrícia Mercês, diretora de operações da Cervejaria Colombina. Ela destaca que Goiás não tem tradição cervejeira como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. “Levar nosso produto para o cenário nacional é muito importante”, frisa.

Antes, a Cervejaria Colombina conquistou na etapa Centro-Oeste da 3ª Copa Cerveja Brasil, medalhas com sete rótulos diferentes. Das quais duas de ouro, três de prata e duas de bronze. No momento em que receberam as medalhas, essas cervejas se classificaram para a etapa nacional.

Matéria-prima

A cerveja Colombina Cold Brew Lager é fruto de uma colaboração com a torrefação goiana King Cafés Especiais. Já a Gynhattan é uma American Wheat com adição de cagaita, fruto típico do Cerrado. Patrícia Mercês destaca o cuidado na escolha da matéria-prima.

Ela diz que a Cold Brew Lager é feita com fécula de mandioca cultivada pela Cooperativa Cará, que reúne mais de 50 famílias de Bela Vista de Goiás. Já a produção do café tem torrefação 100% goiana. “Já era a minha cerveja das sextas-feiras”, conta.

A cerveja medalhista e ouro e Best of Show agora seguirá para a próxima etapa, que será internacional. Trata-se do Concurso World Beer Cup (a copa do mundo das Cervejas), que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, em abril de 2024.

Melhor do mundo

Na eleição do Brussels Beer Challenge, a cerveja italiana Millican Extra, da cervejaria Birrificio Mezzopasso, foi apontada como a melhor do mundo em 2023. No total, mais de 1,8 mil bebidas de 37 países foram avaliadas no concurso.

Segundo a Birrificio Mezzopasso, a cerveja Millican Extra “é um tributo à fragrância e intensidade dos maltes ingleses”. A espuma creme e o aroma que reúne caramelo, avelã, chocolate e frutos secos conquistaram a preferência da maioria dos 90 juízes internacionais na 12ª edição do evento.

Dez anos

Em fevereiro de 2024, a Cervejaria Colombina completará dez anos. Ao EMPREENDER EM GOIÁS, Patrícia Mercês adiantou que a empresa vai lançar uma releitura de onde tudo começou, o bar Joãozinho Mercês, de seu pai. “Quero homenagear meu pai, minha mãe e todos os que participaram da nossa história”, promete.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.