A Colombina Cold Brew Lager venceu o concurso Cerveja Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), como a melhor cerveja do País. A bebida, com um sabor leve, próximo da pilsen, associada com um café especial, recebeu o prêmio “Best of Show”. A cervejaria goiana também conquistou a prata com a Colombina Gynhattan, que obteve a medalha de Prata na categoria Fruit Beer.
“Esse prêmio vai dar visibilidade nacional para a Colombina e também para o Estado de Goiás”, comemora Patrícia Mercês, diretora de operações da Cervejaria Colombina. Ela destaca que Goiás não tem tradição cervejeira como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. “Levar nosso produto para o cenário nacional é muito importante”, frisa.
Antes, a Cervejaria Colombina conquistou na etapa Centro-Oeste da 3ª Copa Cerveja Brasil, medalhas com sete rótulos diferentes. Das quais duas de ouro, três de prata e duas de bronze. No momento em que receberam as medalhas, essas cervejas se classificaram para a etapa nacional.
A cerveja Colombina Cold Brew Lager é fruto de uma colaboração com a torrefação goiana King Cafés Especiais. Já a Gynhattan é uma American Wheat com adição de cagaita, fruto típico do Cerrado. Patrícia Mercês destaca o cuidado na escolha da matéria-prima.
Ela diz que a Cold Brew Lager é feita com fécula de mandioca cultivada pela Cooperativa Cará, que reúne mais de 50 famílias de Bela Vista de Goiás. Já a produção do café tem torrefação 100% goiana. “Já era a minha cerveja das sextas-feiras”, conta.
A cerveja medalhista e ouro e Best of Show agora seguirá para a próxima etapa, que será internacional. Trata-se do Concurso World Beer Cup (a copa do mundo das Cervejas), que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos, em abril de 2024.
Na eleição do Brussels Beer Challenge, a cerveja italiana Millican Extra, da cervejaria Birrificio Mezzopasso, foi apontada como a melhor do mundo em 2023. No total, mais de 1,8 mil bebidas de 37 países foram avaliadas no concurso.
Segundo a Birrificio Mezzopasso, a cerveja Millican Extra “é um tributo à fragrância e intensidade dos maltes ingleses”. A espuma creme e o aroma que reúne caramelo, avelã, chocolate e frutos secos conquistaram a preferência da maioria dos 90 juízes internacionais na 12ª edição do evento.
Em fevereiro de 2024, a Cervejaria Colombina completará dez anos. Ao EMPREENDER EM GOIÁS, Patrícia Mercês adiantou que a empresa vai lançar uma releitura de onde tudo começou, o bar Joãozinho Mercês, de seu pai. “Quero homenagear meu pai, minha mãe e todos os que participaram da nossa história”, promete.