sábado, 27 de abril de 2024
Supermercados puxam alta das vendas no Estado

Supermercados puxam alta das vendas no Estado

Conforme o IBGE, as vendas no comércio goiano têm quinta alta consecutiva e a sétima em 2023, mas com pequenos avanços.

14 de dezembro de 2023

Os supermercados e hipermercados garantiram de novo o crescimento das vendas do comércio varejista goiano.

Os supermercados e hipermercados garantiram novamente o crescimento das vendas do comércio varejista goiano. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (14/12) pelo IBGE. As vendas subiram 2,7% em outubro último, quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Metade das oito atividades pesquisadas apresentou variação positiva no mês.

Conforme o IBGE, é a quinta alta consecutiva e a sétima em 2023. Assim, Goiás vem mantendo pequenos avanços nas variações acumuladas, 0,9% no ano e 0,4% nos últimos 12 meses. Em relação a setembro, o crescimento foi de 0,3% em outubro. No país, as vendas no comércio varejista no país caíram 0,3% na passagem de setembro para outubro. O setor acumula alta de 1,6% no ano e de 1,5% em 12 meses.

Na comparação com outubro de 2022, a atividade de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo avançou 7,5%. Puxada pelos hipermercados e supermercados (9,2%), que registraram o quarto aumento de vendas consecutivo e o sexto no ano.

Destaque também para os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (16,6%), que vêm registrando avanços constantes desde julho de 2020. Além de outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,6%) e de móveis e eletrodomésticos (5,9%).

Quedas

Em contrapartida, as atividades de livros, jornais, revistas e papelaria caem pelo nono mês consecutivo (-19,0%), acumulando retração de vendas de 19,5% no ano e de 18,8% em 12 meses. Registraram quedas recuos nas vendas as atividades de combustíveis e lubrificantes (-15,7%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-12,7%) e tecidos, vestuário e calçados (-1,1%).

O comércio varejista ampliado goiano também apresentou alta em outubro, com variação de 0,3% no mês em relação a setembro. Na comparação com o mesmo mês de 2022, o índice de volume de vendas subiu 2,8%, após a alta de 2,7% em setembro. Mesmo assim, o volume de vendas do varejo ampliado em Goiás acumula quedas de 0,7% e de 1,3% no ano e em 12 meses, respectivamente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.