segunda-feira, 4 de março de 2024
Vendas digitais respondem por mais de 40% do faturamento

Vendas digitais respondem por mais de 40% do faturamento

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil, mostra pesquisa do Sebrae.

20 de dezembro de 2023

O comércio digital se impôs como realidade aos donos de pequenos negócios no Brasil e atualmente já responde, em média, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas.

Os setores onde a digitalização ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Logística, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento já provém dos canais online.

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para fazer negócio são EhatsApp (56%), Instagram (43%), e Facebook (23%). Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, o resultado mostra um avanço. O mundo digital revolucionou a forma de fazer negócio. O Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitalização”, comenta.

Principais dados da pesquisa:

  • Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda não digitalizaram seu modelo de negócio.
  • Cerca de 99% dos pequenos negócios usam internet no celular,
  • 40% é a proporção média do faturamento advindo das vendas por canais digitais
  • Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento são Economia Criativa (55%) e Logística, Artesanato e Turismo (49%)
  • As plataformas mais usadas pelos pequenos negócios para realizar vendas são: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.