Novidade foi confirmada pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
O governo federal lançará uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para micro e pequenas empresas a partir de 2024. A iniciativa é fruto de uma parceria do Sebrae com o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e a Agência Pública de Inovação (Finep).
A novidade foi confirmada pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) em texto publicado no site oficial. O programa terá duração de três anos, e as entidades serão os responsáveis por emprestar o dinheiro e definir os juros de cada linha.
Segundo a assessoria de comunicação do Sebrae, o dinheiro será disponibilizado a partir de janeiro, e “o assunto ainda está em construção.
Planos
O MEMP diz no texto oficial que está atento às demandas dos microempreendedores individuais (MEIs), como o acesso a crédito e o aumento do limite do faturamento do MEI e do Simples Nacional. “O governo está inteirado sobre as demandas do setor e vem trabalhando para se antecipar às mudanças que virão com a aprovação da Reforma Tributária”, afirma o ministro.
O ministério também aponta a alta taxa de inadimplência dos microempresários como uma das preocupações e incentiva a criação de uma versão do Desenrola Brasil para pequenos negócios. Atualmente, 41,41% dos empreendedores donos de microempresas estão endividados.