domingo, 28 de abril de 2024
Para 80%, cartão de crédito ajuda no controle financeiro

Para 80%, cartão de crédito ajuda no controle financeiro

Estudo mostra ainda que cerca de 90% pagam o valor total da fatura e não utilizam o crédito rotativo

19 de janeiro de 2024


Otimista com suas finanças em 2024, o brasileiro vê o cartão de crédito como aliado no controle financeiro. É o que afirmam 80% dos consumidores segundo nova pesquisa realizada pela Abecs, associação que representa a indústria dos meios eletrônicos de pagamento, em parceria com o Instituto Datafolha.

Quando perguntados sobre suas finanças em 2024, 55% das pessoas acreditam que, no início do ano, a situação financeira será melhor em comparação ao mesmo período de 2023.

De acordo com o levantamento, o brasileiro continua usando o cartão de crédito sem necessariamente ficar endividado, já que 87% fazem o pagamento integral da fatura no vencimento, sem entrar no chamado crédito rotativo.

“Temos realizado esse acompanhamento há mais de cinco anos e a constatação é de que a grande maioria das pessoas incorporou de vez o uso do cartão em sua rotina como um meio de pagamento, sem se endividar”, afirma Ricardo de Barros Vieira, vice-presidente executivo da Abecs.

Ao apontar o cartão de crédito como aliado das finanças, os consumidores indicam quais os principais atributos desse meio de pagamento. A possibilidade de parcelamento aparece em primeiro lugar (47%), seguida pela agilidade da transação (43%).

A facilidade com as compras na internet (40%), o prazo para pagamento (31%) e a segurança (27%) completam os motivos da preferência pelo cartão de crédito.

“Essa pesquisa é o retrato de que a grande maioria das pessoas utiliza seu cartão de crédito com equilíbrio e conhecimento, paga a fatura em dia e se beneficia das vantagens atreladas a ele”, frisa.

Vantagens

Outros pontos positivos são elencados pelos consumidores quando perguntados em relação a percepção sobre o uso do cartão. Novamente, a possibilidade de parcelamento aparece em primeiro lugar: 86% concordam que parcelar no cartão de crédito facilita a compra do que você quer ou precisa, sem se apertar financeiramente.

Em seguida, os consumidores reconhecem a segurança nas transações: 83%afirmam que o cartão de crédito é o mais seguro e rápido em compras online. Para 76% pagar com cartão de crédito é muito vantajoso porque permite acumular pontos e ter cashback.

Sobre compras presenciais, 75% afirmam que o cartão de crédito é mais seguro e rápido do que o dinheiro. E, reforçando o reconhecimento no auxílio ao controle financeiro, 70% das pessoas dizem que o cartão ajuda na organização de gastos durante o mês.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.