terça-feira, 30 de abril de 2024
WeiChai inicia produção em Itumbiara

WeiChai inicia produção em Itumbiara

A chinesa WeiChai Holding Group iniciou em Goiás a instalação de sua primeira fábrica de máquinas agrícolas da América Latina.

8 de fevereiro de 2024

Governador Caiado e representantes da multinacional chinesa na linha de montagem em Itumbiara
Governador Caiado e representantes da multinacional chinesa na linha de montagem em Itumbiara

A chinesa WeiChai Holding Group, uma das maiores empresas mundiais na fabricação de motores e máquinas agrícolas, iniciou a instalação de sua primeira unidade na América Latina, em Itumbiara (GO). A instalação conta com apoio da Stemac Grupos Geradores, indústria brasileira que atualmente importa os motores da multinacional chinesa.

Com a parceria, a Stemac disponibiliza parte de suas instalações para a construção de um centro de montagem e distribuição dos motores da empresa asiática. Isto vai representar significativa redução de custo e otimização da fabricação de geradores. A indústria também vai garantir assistência técnica e peças de reposição.

O governador Ronaldo Caiado (UB) oficializou a chegada da multinacional nesta quinta-feira (8/2). Ele liderou missão comercial goiana para a China em setembro de 2023. Além da WeiChai, outras cinco grandes empresas chinesas anunciaram interesse de investir no estado.

“Itumbiara passa a oferecer a capacidade produtiva e de expansão tecnológica dessa grande empresa para a América Latina toda. É algo que muda o conceito da cidade”, disse Caiado. “Não existe avanço sem tecnologia, pesquisa e inovação. É isso que a China está mostrando para o mundo”, frisou.

Produção

A expectativa é da multinacional chinesa iniciar a fabricação 100% local dos motores em Itumbiara para atender o mercado brasileiro e de outros países. O projeto executivo está em fase de elaboração. “Essa nova fábrica será uma porta de entrada para produtos da Weichai na América Latina. Ela vai abastecer segmentos importantes como a mineração, agricultura, embarcações e outros maquinários”, disse o secretário da Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna Braga Filho.

Vice-presidente da WeiChai, Guo Shan Gan, destacou os incentivos fiscais do Estado. “O governador nos apresentou as políticas de atrativos fiscais e decidimos colocar nossos pés em solo brasileiro”, disse. A multinacional possui 100 mil funcionários e fatura cerca de US$ 52 bilhões por ano com a comercialização de seus produtos em mais de 150 países. É proprietária das marcas italianas Ferretti, de iates, e Lovol, de máquinas de construção e equipamentos agrícolas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.