segunda-feira, 29 de abril de 2024
Confira as 5 tendências para a área de tecnologia

Confira as 5 tendências para a área de tecnologia

A Inteligência Artificial, o metaverso, a rede 5G e a cibersegurança são demandas atuais e tendências na área da tecnologia. Confira.

9 de fevereiro de 2024

“A demanda por soluções tecnológicas continuará a crescer”, diz Ronaldo Maciel, da Everest Digital

A Inteligência Artificial (IA), o metaverso, a rede 5G, a cibersegurança e a busca por soluções tecnológicas sustentáveis são demandas atuais e tendências na área da tecnologia para 2024. Para o Arquiteto de Soluções da Everest Digital, Ronaldo Maciel, as perspectivas para o mercado de tecnologia são positivas.

“A demanda por soluções tecnológicas continuará a crescer. Impulsionada por fatores como a transformação digital, a expansão do e-commerce e o surgimento de novas tecnologias”, diz. Entre as tendências tecnológicas, ele destaca a Inteligência Artificial, que está cada vez mais presente no cotidiano. “E a sociedade está cada dia mais envolvida com a tecnologia”, frisa Ronaldo Maciel.

Além disso, a IA tem se mostrado uma aliada das grandes empresas, auxiliando nos processos em todos os segmentos. “A IA pode automatizar tarefas que atualmente são realizadas por humanos. Liberando tempo para atividades mais estratégicas, como o auxílio a engenheiros de software na codificação. Ou acelerando o processo de descoberta e tratamento de enfermidades, como apoio aos médicos no diagnóstico de doenças”, diz.

Confira as 5 principais tendências para 2024:

Inteligência Artificial (IA)

A IA continuará a se desenvolver e se tornar mais acessível, sendo usada em uma ampla gama de aplicações, desde atendimento ao cliente até automação industrial. De acordo com o Gartner, até 2026 mais de 80% das empresas terão usado APIs e modelos de IA generativa e/ou implantado aplicativos habilitados para IA generativa em ambientes de produção.

Metaverso

O metaverso, um mundo virtual compartilhado, está começando a ganhar força, com potencial para revolucionar a forma como interagimos com a tecnologia. De acordo com especialistas da Deloitte, a receita impulsionada pelo metaverso industrial está projetada para atingir quase US$ 100 bilhões até 2030.

Rede 5G

A rede 5G permitirá o surgimento de novos serviços e aplicações, abrindo novas possibilidades para frentes de realidade virtual e aumentada e IoT (internet das coisas). Devido às grandes melhorias técnicas em relação às gerações anteriores, com maior taxa de transferência, baixa latência e capacidade de suportar maior número de dispositivos, projetos como IoT que demanda conexão com vários sensores e alto volume de tráfego de dados, entre outros projetos como educação remota tornam-se cada vez mais viáveis.

Cibersegurança

A cibersegurança continuará a ser uma prioridade para as empresas e governos, à medida que os ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados. Olhando para o mercado brasileiro, de acordo matéria publicada pelo CISO Advisor, o Brasil teve 23 bilhões de tentativas de ataques no primeiro semestre de 2023, sendo um ponto de alerta para as lideranças de TI que buscam novas abordagens tecnológicas para o seu negócio.

Sustentabilidade

Devido aos impactos ambientais e mudanças climáticas causadas pela emissão de gases de efeito estufa, as empresas estão cada vez mais focadas em soluções tecnológicas sustentáveis, como energias renováveis e redução de emissões. O Gartner prevê que até 2027, 25% dos CIOs terão remuneração associada ao seu impacto tecnológico sustentável.

Leia também: Tecnologia avançada: 85% das indústrias utilizam no Brasil

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.