domingo, 28 de abril de 2024
ANTT autoriza operações comerciais de ferrovia em Goiás

ANTT autoriza operações comerciais de ferrovia em Goiás

Serão 282 quilômetros, abrangendo o trecho ferroviário entre os pátios de Ouro Verde e Santa Helena, em Goiás.

15 de fevereiro de 2024

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (Sufer/ANTT) autorizou o início das operações comerciais em regime regular na Rumo Malha Central (RMC). Serão 282 quilômetros, abrangendo o trecho ferroviário entre os pátios de Ouro Verde e Santa Helena, em Goiás.

Inaugurado em 2023, este trecho estava operando em regime de comissionamento, sujeito a testes e restrições operacionais para avaliar o comportamento da ferrovia. Após uma avaliação positiva, o time de fiscalização ferroviária da ANTT autorizou a transição para o regime comercial regular.

A autorização representa um importante passo na evolução da integração logística nacional, interligando os portos da região Norte e Sudeste e passando pelo Centro-Oeste. Inicialmente, estão previstos o transporte de mercadorias como carne bovina congelada, milho, açúcar, peças automotivas, minério e algodão.

Os trens seguirão um padrão específico, compostos por duas Locomotivas C30 e 16 vagões. Com um peso bruto de 1.200 toneladas brutas (TB) e um peso líquido de 500 toneladas úteis (TU). Além de um comprimento máximo de 400 metros.

Infraestrutura

“A autorização para o início das operações na Rumo Malha Central representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil. Promove maior eficiência e competitividade nos transportes de carga. Além disso, fortalece a posição do país como um importante hub logístico na América do Sul”, explicou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Com a nova rota em funcionamento, será possível promover maior fluidez no transporte de cargas e mercadorias. Com benefícios ambientais, uma vez que o modal ferroviário é conhecido por sua menor emissão de poluentes em comparação com os outros meios de transporte.

“A liberação para operação na Rumo Malha Central é celebrada como um passo significativo no aprimoramento da infraestrutura de transporte do Brasil, impulsionando o desenvolvimento econômico e a conectividade entre as regiões do país”, disse Ismael Trinks, Superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT.

Leia também: Ferrovia recebe R$ 750 milhões para investimentos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.