sábado, 27 de abril de 2024
Criação de empregos em Goiás cresce quase 25% em fevereiro

Criação de empregos em Goiás cresce quase 25% em fevereiro

Goiás criou 14,1 mil novos empregos em fevereiro de 2024; ao todo, são 1,546 milhão de pessoas com carteira assinada no estado.

28 de março de 2024

Goiás criou 14,1 mil novos empregos em fevereiro de 2024, em relação ao mesmo período do ano passado. É um crescimento de 24,6%, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged).

O número de admissões foi 0,93% maior do que o número de desligamentos, deixando um saldo positivo e acima da média nacional (0,37%).

Os dados mostram que continua a tendência de alta verificada em janeiro, quando houve em Goiás aumento de 59% na criação de vagas em relação a janeiro de 2023. Foram criados 14.926 empregos no primeiro mês do ano. Ao todo, são 1,546 milhão de pessoas com carteira assinada no estado.

Para o economista Luiz Ongaratto, comparando com o cenário de 2023, os dados mostram que a economia goiana vem de um cenário estável e passa para um de aquecimento. “Essa estabilidade demonstra que o crescimento está mais robusto e perene. Não foi somente um pico, uma sazonalidade. Esse crescimento se mantém e é muito interessante para Goiás”, explica.

Observatório

O governo de Goiás lançou nesta quinta-feira (28/3) o Observatório de Emprego e Renda. A plataforma é uma iniciativa do Goiás Social, por meio da Secretaria da Retomada. Tem como objetivo realizar análise de dados coletados sobre mercado de trabalho, emprego e renda do estado.

A partir desta pesquisa, serão emitidos relatórios do atual cenário de empregabilidade de Goiás, bem como da realidade econômica. Também serão disponibilizados materiais como fonte de informação confiável para direcionamento das ações e políticas públicas voltadas para o trabalho e o emprego.

A ferramenta terá a Fecomércio como importante parceira, responsável pelo processo de informação de demandas do mercado de trabalho, assim como na orientação do planejamento das políticas de profissionalização da mão de obra. Já a Universidade Federal de Goiás (UFG) atuará na gestão de dados da plataforma.

“Vamos poder atuar com mais celeridade e efetividade em diversas situações do mercado de trabalho. Como a sazonalidade no segmento do agro e a profissionalização para atender o empresarial e o industrial”, explica o secretário de estado da Retomada, César Moura.

Leia também: Goiás é onde mais se gera empregos no Centro-Oeste

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.