segunda-feira, 29 de abril de 2024
Indústria goiana cresce por 10 meses consecutivos

Indústria goiana cresce por 10 meses consecutivos

A produção industrial goiana cresceu 10,4% em fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo mês do ano passado.

9 de abril de 2024

A produção de veículos automotores cresceu 82% em fevereiro no estado em relação ao mesmo mês de 2023

A produção industrial goiana cresceu 10,4% em fevereiro deste ano, em comparação ao mesmo mês do ano passado. É a décima alta consecutiva, o que levou a um acumulado de 7,3% em 12 meses.
De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (9/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A alta de março ocorreu devido aos aumentos na fabricação de produtos derivados do petróleo, de veículos automotores e de produtos alimentícios.

Na comparação com janeiro deste ano, houve queda de 2,4% em fevereiro. Com isso, a indústria goiana registra o segundo mês de queda, na comparação com o mês anterior, após oito meses consecutivos de alta.

Segmentos

Conforme o IBGE, a produção industrial goiana cresceu em fevereiro em decorrência do ótimo desempenho da fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (84,2%) e da produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (82%).

Contudo, a principal atividade no mês, devido ao peso na produção industrial do estado, foi a fabricação de produtos alimentícios (carnes de bovinos frescas ou refrigeradas, maionese, carnes e miudezas de aves frescas ou refrigeradas e resíduos da extração de soja), que subiu 15,8% no mês.

Por outro lado, a atividade de confecção de artigos do vestuário e acessórios apresentou queda de 15,5% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês em 2023. De forma mais acentuada, a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos caiu 29,2%. Ambas tiveram grandes influências negativas na composição da taxa de variação da indústria geral goiana.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.