domingo, 19 de maio de 2024
Endividamento volta a crescer em Goiás

Endividamento volta a crescer em Goiás

Pesquisa da CNC aponta também que endividamento das famílias cresceu no Brasil e um dos motivos foi a queda dos juros.

7 de maio de 2024

O endividamento das famílias goianas voltou a crescer em abril. No mês, 72,4% das famílias afirmaram ter dívidas a vencer, o que representa um aumento de 0,5 ponto percentual em relação a março.

É o que aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta terça-feira (7/5) pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

No Brasil, a inadimplência aumentou pelo segundo mês seguido, atingindo 78,5% das famílias em abril.

Em relação à inadimplência, Goiás foi o 16º estado que teve o maior nível de famílias com contas em atraso (29%). A pesquisa mostra também que 12,4% das famílias goianas não terão condições de pagar as dívidas em atraso.

Estados

O Paraná foi o estado que apresentou o maior nível de endividamento (90,3%) no mês. O Rio Grande do Norte destacou-se como o estado com o maior percentual de famílias com contas em atraso (55,9%).

O Amazonas registrou o maior número de famílias incapazes de pagar suas dívidas atrasadas, com 21,7%.

Conforme projeções da CNC, o endividamento deve continuar em alta. Isso exigirá maior atenção ao risco da inadimplência, especialmente no fim do ano.

A entidade avalia que a alta da inadimplência reflete a queda na taxa de juros, que estimula o acesso ao crédito por conta de um menor custo financeiro.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.