Goiânia ficou em 8º e Anápolis na 48ª posição entre as 50 cidades que mais vendem carros eletrificados no país.
As vendas de carros eletrificados atingiram no mês passado o segundo maior volume desde a série histórica iniciada pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2012.
Os números de abril mostram que foram vendidas 15.206 unidades de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in no país. Alta de 217% sobre mesmo mês de 2023 e de 12% em relação a março. Puxadas pelos modelos plug-in – elétricos e híbridos -, que representaram 70% dos licenciamentos.
Desse total, 499 foram comercializados em Goiás. Com este desempenho, o estado é 8ª colocado no país, com participação de 3,2% no ranking nacional.
Entre as cidades, Goiânia ficou em 8º lugar, com 315 unidades vendidas. Enquanto Anápolis conquistou a 48º colocação, com 46 unidades comercializadas.
A ABVE projeta que a participação do segmento no mercado geral de leves chegará a 10% até o fim de 2024, com 150 mil unidades vendidas.
O BYD Dolphin Mini (BEV, ou veículo elétrico a bateria) foi o mais vendido, com 3.143 emplacamentos. Em segundo lugar ficou o BYD Song Plus (PHEV, ou híbrido plug-in) com 1.699. A BYD ficou também em terceiro lugar com o Dolphin elétrico: 1.618 unidades.
Em quarto aparece o Haval H6, da GWM, com 1.609 vendas, porém somando as categorias (HEV, híbrido) e PHEV (híbrido plug-in). Por isso, a categoria de híbridos completos (HEV), o mais vendido foi o Toyota Corolla Cross, com 1.289 emplacamentos.
Outro carro elétrico, o Ora 03, da GWM, vem a seguir com 672 vendas. Depois, o mais vendido da categoria MHEV (semi-híbridos), o Tiggo 7, da Caoa Chery, com 403 registros no mês.