quinta-feira, 18 de julho de 2024
Indústria e serviços impulsionam o PIB goiano

Indústria e serviços impulsionam o PIB goiano

O PIB de Goiás, segundo o IMB, apresenta estimativa de alta de 2,1% no acumulado dos últimos 12 meses terminado em abril.

2 de julho de 2024

Os setores da indústria e de serviços em Goiás cresceram 14,1% e 5,5%, respectivamente, na comparação de abril de 2024 com o mesmo mês do ano anterior. Desta forma, contribuíram para o crescimento de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) goiano no mês.

No acumulado do ano, a indústria apresentou alta de 9,2%, enquanto o setor de serviços registrou um aumento de 3,2%. Segundo dados do boletim divulgado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

Em relação à indústria, as atividades que tiveram variações positivas foram os serviços industriais de utilidade pública (19,8%), indústria de transformação (15,4%) e construção (8,6%).

Biocombustíveis

Um dos destaques positivos do setor industrial goiano no primeiro quadrimestre foi a atividade de produção de biocombustíveis. No acumulado do ano, a produção elevou-se em 17%. Especificamente em relação ao etanol, o crescimento foi de 15%.

Já as atividades que impactaram positivamente o setor de serviços foram o comércio (24,4%), transportes e armazenagem (9,8%), informação e comunicação (9,2%), e outros serviços (3,3%).

Referente à variação acumulada nos últimos 12 meses, o PIB de Goiás apresenta estimativa de alta de 2,1%. Nessa análise, a indústria e os serviços tiveram taxas estimadas em 6,6% e 2%, respectivamente. No acumulado do ano (janeiro a abril), o crescimento do PIB goiano está estimado em 0,2%.

Leia também: PIB brasileiro cresce e totaliza R$ 2,7 trilhões

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.