Brasil conta com 16 milhões de empresas abertas com mais de três anos e 18% delas são geridas por pessoas acima dos 55 anos.
Vários fatores são importantes para o sucesso do negócio. Mas a maturidade do proprietário é sem dúvida um dos primordiais para uma longa vida do empreendimento. Quem garante isso é o empreendedor Sebastião Luiz Guimarães, de 58 anos. Ele é proprietário da Cemacon, loja de material para construção no Parque Ibirapuera, em Aparecida de Goiânia. No segmento, já conta com 15 anos de experiência que lhe ajudou a se solidificar como empresário.
Sebastião relata que trabalhou em outra loja de material de construção, chegando a ser gerente de uma unidade. Mas, depois de um tempo, decidiu rescindir o contrato para ser dono do próprio negócio. Ele conta que tudo começou em um espaço alugado e pequeno no Village Garavelo. Com o prosperar do negócio, ele mudou para a sede própria da empresa, com mais de 400 metros quadrados e boa estrutura de produtos.
Um dos pilares do sucesso do negócio, segundo Sebastião, é prezar pela qualidade. “Não trabalho muito com preço, trabalho mais com qualidade do negócio. E, graças a Deus, o resultado tem sido positivo. Então, hoje estou grato a Deus e aos clientes que me deram esse suporte”, destaca, ao ressaltar que atende, em média, 572 clientes por mês.
Além disso, Sebastião afirma ainda que a média de venda no estabelecimento é de R$ 150 mil. Além da qualidade, os números positivos são conquistados pela experiência levada ao cliente. Desde o atendimento à pontualidade da entrega, passando pelo cafezinho que é de lei no momento da compra.
“Os clientes começam comprando da gente e, normalmente, eles voltam e compram até o final da obra. Tem cliente que chega aqui e fala: ‘Sebastião, cara, o seu preço não é o melhor. Mas eu estou voltando aqui porque eu gostei de negociar com você’”, relata.
Ele ainda destaca que não deixa faltar mercadoria de maneira nenhuma, já que, caso não tenha, o cliente vai procurar na concorrência. “Se você deixar faltar a mercadoria na sua empresa, deixar faltar o produto a que o seu cliente precisa, ele vem uma vez, não tem, ele volta. Ou seja, ele não volta mais, vai em outro lugar”, reforça.
Sebastião faz parte dos 18% de empresários com 55 a 64 anos de idade dos 16 milhões de negócios existentes há mais de três anos e meio no Brasil. Eles são chamados empreendedores sêniores. Segundo pesquisa encomendada pelo Sebrae, em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe).
O número é maior do que os jovens empreendedores (entre 18 a 35 anos) e os de faixa de idade intermediária (35 a 54 anos). Já entre os pequenos negócios abertos pelo grupo sênior, ainda é grande o número de empreendimentos abertos por necessidade: foram 63% em 2020 e 54% em 2023, segundo a GEM. A maior dificuldade para as pessoas com mais de 54 anos entrarem no mercado de trabalho pode explicar parte dessa realidade.
Agradeço pelo convite para participar desta matéria. E estou gratificado por de alguma forma ter sido útil em ajudar com conteúdos pra montagem desta reportagem bacana…