Com aumento de 0,9% em junho último, pesquisa do IBGE mostra que é o quinto mês consecutivo sem quedas do setor em Goiás.
O volume de serviços prestados em Goiás cresceu 0,9% em junho deste ano, na comparação ao mês de maio último. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o quinto mês consecutivo sem quedas, na série com ajuste sazonal.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume de serviços se manteve estável pelo segundo mês consecutivo (0%).
Embora tenha registrado apenas uma queda até o momento neste ano (-5,6%, em março), o setor de serviços em Goiás encerra o primeiro semestre de 2024 com crescimento acumulado de 0,1%. Já no acumulado em 12 meses, até junho, apresenta alta de 3%.
A estabilidade no volume de serviços goiano (0,1%), no mês de junho, é explicada pelo equilíbrio entre altas e quedas das cinco atividades investigadas.
Conforme o IBGE, registraram aumento os serviços prestados às famílias (7,9%), que havia crescido 14,6% em maio. Além de serviços de informação e comunicação (9,9%) e outros serviços (15,6%).
A pesquisa do IBGE destacou também que o volume de atividades turísticas em Goiás cresceu 0,6% em junho em relação a maio deste ano, na série com ajuste sazonal. Na comparação com junho de 2023, cresceu pela primeira vez no ano (3,9%), após oito quedas consecutivas.
A alta do mês foi insuficiente para reverter o desempenho negativo acumulado de 2024. Assim as atividades turísticas goianas encerraram o primeiro semestre de 2024 com um acumulado de -4,9%.
Na análise regional, todos os 12 locais pesquisados tiveram alta, com destaque para São Paulo (4%) e Rio de Janeiro (8,2%), seguidos por Bahia (5,5%), Rio Grande do Sul (8,5%) e Minas Gerais (1,6%).