sexta-feira, 13 de setembro de 2024
Ficomex 2024 espera mais de 3 mil pessoas

Ficomex 2024 espera mais de 3 mil pessoas

A Ficomex 2024 deve reunir em Goiânia mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central.

27 de agosto de 2024

Rubens Fileti: “Nós vamos reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas em um só local, durante três dias”

Goiânia sedia a partir desta terça-feira (27/8) a edição 2024 da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex). A expectativa dos organizadores é que mais de 3 mil pessoas visitem o evento até quinta-feira (29/8), no Centro de Convenções de Goiânia.

A Ficomex 2024 deve reunir mais de 170 expositores de diversos países e dos sete estados que compõem o Consórcio Brasil Central. São eles: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

“Nós vamos reunir três eixos: negócios, educação e políticas públicas em um só local, durante três dias. É um tripé muito forte. Vai dar todo o subsídio e segurança para que o empresário faça negociações e saia com novas perspectivas”, destaca o presidente da Acieg, Rubens Fileti.

Com o tema “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, a Ficomex contará com palestras, rodadas de negócios, workshops e exposição de produtos e serviços. Também será palco da Agenda Espaço Global e da Arena Banco BRB, com discussões pertinentes à ampliação dos negócios brasileiros a nível internacional.

Conforme os organizadores, o objetivo é criar um ambiente propício para negociações entre empresas, embaixadas e governos. E, assim, fomentar a expansão do setor produtivo e incentivar a ampliação dos negócios, com a criação de empregos e a geração de renda.

Fórum

A solenidade de abertura da Ficomex 2024 ocorrerá nesta quarta-feira (28), às 9 horas, no Teatro Rio Vermelho. Com a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do presidente da Acieg, Rubens Fileti; e de governadores de estados que compõem o Consórcio Brasil Central.

A abertura marca também a programação do Fórum dos Governadores do Brasil Central (BrC), cujo tema central de discussão será “Comércio Exterior no Brasil Central – Desenvolvimento e Integração”.

Após essa programação, acontecerá a palestra magna “O Brasil Central e a geração de negócios com o mercado global”, com o chairman do Lide Global e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2003 – 2007), Luiz Fernando Furlan.

Comércio exterior

Na quinta-feira (29), a partir das 14 horas, as embaixadas e câmaras de comércio exterior vão apresentar os potenciais de seus países e apontar aos empresários brasileiros as oportunidades para exportação de produtos e serviços.

Também vão orientar sobre como realizar a intermediação com os países para os primeiros passos ou para expandir os planos empresariais de comércio exterior. Mais de 40 embaixadas confirmaram participação na Ficomex.

São esperadas participações de diversos segmentos do setor produtivo, empresários, Câmaras de Comércio Exterior, Embaixadas, Universidades, além de órgãos dos governos federal, estaduais e municipais.

De outros países, já confirmaram participação representantes de Embaixadas e Câmaras de Comércio, além de empresários da América do Sul, América do Norte, Ásia, África e Europa.

Espaço Global

Para que empresários e visitantes da Ficomex possam identificar oportunidades de negócios e dialogar com outros países, a organização do evento estruturou o Espaço Global. É um ambiente no qual serão realizadas apresentações de projetos potenciais de Estados brasileiros para negociações internacionais e também de embaixadas e câmaras de comércio exterior.

A feira terá a participação do Grupo Alibaba, gigante chinês do comércio varejista online, que apresentará oportunidades aos empresários. Nesta quarta-feira (28), o diretor de Relações Governamentais do Alibaba, Felipe Daud, ministrará palestra sobre “O papel do Alibaba Internacional no acesso a mercados internacionais para pequenas e médias empresas (PMEs)”.

Mineração

Para impulsionar o setor de mineração, expandindo as fronteiras, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), fará o lançamento internacional do Programa Goiano de Remineralizadores, durante a realização da Ficomex. A apresentação será nesta quinta-feira (29), a partir das 14 horas, no Workshop de Mineração do evento.

O evento é promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), por meio da Câmara de Comércio Exterior (Comex-Acieg), e Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest), com correalização do Governo de Goiás, e parceria com entidades empresariais, terceiro setor e poder público.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.