O Sistema Indústria em Goiás estreia nova identidade. As novas marcas da Fieg, do Sesi, do Senai e do IEL foram apresentadas durante reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Goiás e dos sindicatos da base. O objetivo da iniciativa é a busca de reposicionamento estratégico e de uma maneira mais moderna e eficiente de comunicar com o segmento.
Conforme a Fieg, elas refletem a transformação e evolução das entidades pioneiras, presentes no Estado desde o início da década de 50, e acompanham processo de renovação em âmbito nacional, a partir da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“Agora é hora de sair da caixa, refletir a transformação e pontuar essa evolução, fazendo a mudança de dentro para fora e de hoje para o futuro”, explica Sandra Tokarski Persijn, gerente de Comunicação do Sistema Indústria em Goiás.
Mudanças
Conforme Sandra Tokarski, a modernização das marcas do Sistema Fieg – Fieg, Sesi, Senai e IEL – apostou na remoção dos elementos de caixa da identidade anterior e na adoção de um design mais arredondado, buscando alinhar-se com as expectativas contemporâneas e comunicar eficazmente sua missão e valores.
De acordo com a Fieg, no processo construtivo das marcas, na tipografia optou-se pela fonte Neo Sans por estar associada à sensação de suavidade. “Ao adotar uma estética mais arredondada, as marcas do Sistema Indústria transmitem uma imagem mais acolhedora e acessível. Isso é especialmente relevante para instituições como Sesi e Senai, que buscam envolver comunidades e promover a educação e o desenvolvimento profissional”, explica..
A marca do Sistema Fieg foi construída utilizando a fonte Neo Sans Pro Bold Italic. O nome “Sistema” é composto com a tipografia em que o “S” está em caixa alta e o restante em caixa baixa. Na palavra “Fieg”, a fonte também é Neo Sans Pro Bold Italic, com as letras “i” estilizadas.
Na paleta de cores, Sistema Fieg e Fieg utilizam a cor azul escuro e o detalhe em azul claro, simbolizando confiança e estabilidade. A federação integra a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que é a voz da indústria brasileira, liderando o diálogo e a defesa de interesses do setor perante a sociedade e o governo.
No caso do Sesi, utiliza-se o azul com um detalhe em verde, que transmite serenidade e responsabilidade social, já que a instituição se dedica à melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e de suas famílias.
A marca do Senai, que representa a inovação e a energia da educação profissional, preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho industrial, combina a cor azul com o detalhe em laranja.
Já o IEL utiliza a cor azul e o detalhe em verde água, que destaca a sua missão de conectar teoria e prática, formando líderes e fomentando a gestão inovadora.
A mudança da identidade do Sistema também causa impacto internamente, com os dez Conselhos Temáticos da Fieg e as seis Câmaras Setoriais igualmente passando por processo de modernização de suas marcas, mantendo o alinhamento às ideias desenvolvidas para a “entidade-mãe”.