As vendas do comércio varejista em Goiás cresceram 7,9% em julho último em relação ao mesmo mês do ano passado. O sexto melhor resultado positivo do país foi puxado pelas vendas dos supermercados e hipermercados. Segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (12/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quando comparadas ao mês de junho deste ano, as vendas do comércio tiveram alta de 1,2%, sendo também o sexto melhor resultado no país. Já o volume de vendas acumulado cresceu 6,3% e subiu 4,1% em 12 meses.
Na comparação com julho de 2023, seis das oito atividades pesquisadas registraram variação positiva no mês. Com destaque para hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,3%). Em Goiás, essa atividade possui peso de 46,6%, sendo responsável pelo aumento da variação mensal em julho.
Também cresceram as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (26,8%); móveis e eletrodomésticos (15,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (27,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,8%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (4,6%).
Em contrapartida, tiveram quedas as vendas de combustíveis e lubrificantes (-8,8%) e tecidos, vestuário e calçados (-1,5%). Ambas possuem acumulado negativo no ano, sendo a primeira, com mais intensidade, acumulando variação de -8,2%.