quarta-feira, 18 de setembro de 2024
Negros são donos de 57% dos negócios em Goiás

Negros são donos de 57% dos negócios em Goiás

Em números absolutos, os negros administram 621 mil negócios no estado, enquanto os brancos são donos de 475,5 mil.

15 de setembro de 2024

Há dez meses, abriu uma loja de alimentos naturais, a Bem Saudável, no Setor Alto da Glória, em Goiânia.

Os negros – população formada por pretos e pardos – estão à frente de 57% dos mais de 1,1 milhão de negócios existentes em Goiás. Em números absolutos, isso indica que os negros administram 621 mil negócios no estado, enquanto os brancos são donos de 475,5 mil (43%) negócios.

É o que mostra a pesquisa sobre empreendedorismo por raça e cor divulgada pelo Sebrae Nacional. Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc).

A taxa de empreendedorismo de negros em Goiás é de 16,2%. Enquanto a taxa de empreendedorismo de brancos no estado é de 21,6%. A taxa de empreendedorismo refere-se à proporção de indivíduos que possuem ou estão envolvidos na gestão de um negócio em relação à população total de uma determinada faixa etária ou grupo demográfico.

Apesar de serem maioria, os empreendedores negros têm menos escolaridade quando comparados com os brancos. Os homens negros empreendedores que possuem apenas o ensino médio são a maioria (36,2%), com uma participação menor de pessoas com ensino superior (28,4%). Já os brancos que possuem o ensino médio completo somam 35,9% e no ensino superior, 32,5%.

A faixa etária predominante de empreendedores negros e brancos em Goiás, de acordo com a pesquisa, é entre 30 e 49 anos de idade. Para os empreendedores negros, as faixas etárias de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos apresentam percentuais muito próximos, atingindo 26% e 24,8%, respectivamente.

Exemplo

William Sandro Bernardes da Silva é um dos empreendedores negros em Goiás. Depois de 21 anos de atuação como educador físico e atleta, decidiu investir no próprio negócio. Há dez meses, abriu uma loja de alimentos naturais, a Bem Saudável, no Setor Alto da Glória, em Goiânia.

Ele possui graduação e pós-graduação, o que o diferencia do perfil mais amplo dos empresários negros no estado. Mas os desafios para montar uma empresa com qualidade e fazer dar certo são os mesmos.

Segundo William, logo no início já teve dificuldade de formatar um comércio que fosse na área de alimentação com um conceito voltado para saúde, com princípios de qualidade e bons resultados. Depois de tentar uma franquia, viu que não daria certo naquele momento e resolveu montar por conta própria.

O empreendedor procurou ajuda do Sebrae, onde participou de diversos cursos. “O desafio agora é com o marketing digital chegar ao público, que é bem nichado. E aprender o passo a passo do e-commerce para elevar os ganhos”, explica.

No momento William participa do programa Transformação Digital 5.0 para melhorar os processos de gestão e vendas em busca de melhores resultados.

Loja

A Bem Saudável comercializa alimentos fit. Mas também em versões tradicionais, como café especial, tradicional e espresso, cappuccinos, bolos pães de queijo, salgados assados funcionais e tradicionais, marmitas fit e comida goiana como pamonha, canjica, curau e arroz doce.

Outros produtos comercializados na loja são bebidas energéticas, isotônicos, sucos, sucos naturais, mel, suplementos, mais de cem itens a granel, cosméticos naturais, encapsulados e alguns doces.

Na Bem Saudável o cliente pode encontrar também óleos essenciais, chás, raízes e ervas naturais, comidas sem glúten e sem lactose, zero açúcar, proteicos e itens para presentes. Como chocolates a granel, tábuas de queijos especiais, velas aromáticas, sabonetes e desodorantes naturais.

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