Governador destacou os indicadores do estado, como o crescimento do PIB, e ressaltou a transformação do perfil econômico goiano.
O governador Ronaldo Caiado destacou nesta terça-feira (24/9) a evolução dos indicadores econômicos e apresentou o potencial de Goiás para investidores e empresários, durante a J.Safra Brazil Conference 2024, em São Paulo (SP). “Somos hoje uma ampla fronteira de desenvolvimento, com o máximo de tecnologia e inovação no agronegócio e no meio ambiente”, destacou.
Caiado ressaltou a transformação do perfil econômico goiano. “Goiás era muito mais produtor de commodity e exportador. Nada ficava para o estado. Isso mudou. Nos últimos cinco anos nossa industrialização aumentou 15,2%, enquanto o Brasil teve um acumulado de 8,9%”, disse.
O governador citou que o estado hoje tem a Ferrovia Norte-Sul como realidade e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste em estágio avançado, além de polos farmoquímico e automobilístico consolidados. Para Caiado, presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), isso mostra que as regiões Centro-Oeste e Norte oferecem grandes oportunidades.
Ao falar da marca histórica de R$ 342 bilhões de Produto Interno Bruno (PIB) de Goiás, atingida em 2023, Caiado enfatizou que o estado tem se desenvolvido, apesar dos desafios. Ele detalhou a situação de endividamento em que assumiu o Estado, em 2019, e as decisões que levaram à reversão do cenário de crise.
“Reduzimos despesas e conseguimos entrar no RRF (Regime de Recuperação Fiscal). Desde o segundo ano de governo, temos um governo equilibrado e que paga as contas em dia”, relatou. Mencionou, paralelamente, as políticas implantadas na sua gestão nas áreas de educação e segurança, ambos com resultados reconhecidos nacionalmente.
O governador também voltou a manifestar posição crítica à reforma tributária. “É concentração de poder e a revogação completa dos entes federados no País”, enfatizou. “Cada Estado deve ter sua prioridade. Isso é um desrespeito à Constituição”, afirmou. Antecipou ainda que vai questionar a nova legislação por meio de ação direta de inconstitucionalidade.
O governador goiano também foi um dos convidados da Agriculture Investment Conference 2024, realizada na segunda-feira (23/9) em São Paulo. O evento promove um dos principais debates sobre os fatores que influenciam o agronegócio brasileiro e foi acompanhado presencialmente por cerca de 230 clientes do banco UBS.
Caiado lembrou que assumiu um estado afundado em dívidas e conseguiu superar as dificuldades. “Hoje eu tenho R$ 14,5 bilhões em caixa. Todo estado no país é rico se ele for bem administrado e se o governante tiver coragem de enfrentar o populismo e a demagogia”, frisou Caiado. “Fiz a reforma fiscal que tinha que ser feita. Ou seja, o estado passou a ser capaz de atender as demandas de saúde, educação, políticas sociais e também de infraestrutura”, complementou.