Atualmente são 7 unidades em Goiás. O grupo tem ainda os restaurantes Madalena, Petra Gastrobar, Manda Pizza, Alma e O Santo Desconfia.
O Manda Picanha pode se tornar uma franquia a partir do ano que vem, confirma o empresário José Henrique Queiroz, dono da marca. Atualmente são seis unidades em Goiânia e outra em Rio Verde. Junto com três sócios, o empresário ainda administra outras cinco operações: Madalena, Petra Gastrobar, Manda Pizza, Alma e O Santo Desconfia. Elas totalizam 12 unidades em funcionamento.
Para 2025, o empresário prevê investimentos de R$ 7 milhões na abertura de mais uma unidade do Manda Picanha, de uma nova unidade do Madalena na região do Alphaville e do Madalena Eventos. Será um espaço para até 150 pessoas, que vai funcionar em frente à unidade do Setor Marista. A expectativa é que comece em março do ano que vem. Com as novas unidades, se prevê gerar 200 novos postos de trabalho.
O grupo hoje conta com mais de 600 funcionários. Por mês, todas as unidades atendem mais de 35 mil pessoas, com a produção de 15 mil drinks e 12 mil pratos.
José Henrique conta ao EMPREENDER EM GOIÁS que o projeto do Manda Picanha nasceu em novembro de 2014 para atender a exigência do público goiano quando o assunto é churrasco: uma carne mais elaborada. Em um primeiro momento, o modelo de funcionamento consistia em um delivery para atender as demandas. Mas, com o passar do tempo – mais precisamente dois anos e meio – ele viu a necessidade de contar com uma loja física.
“O público goiano é muito exigente. Chegou em um momento que o delivery foi limitante de faturamento, já que o goiano gosta de pegar na carne e sentir o produto. Por conta disso, a gente abriu a primeira unidade na T-3 com a T-55, já com o restaurante”, conta. O empresário lembra ainda que, no caso do restaurante, o cliente escolhe a carne na hora.
O projeto piloto da expansão e franquia está sendo a loja de Rio Verde, que fica no Buriti Shopping da cidade e está com sete meses em operação. Apesar de recente, conta José Henrique, a loja tem se destacado, animando na projeção de novas unidades. “O Manda Picanha é uma marca que fará sucesso em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. Com a nossa excelência no atendimento, a gente sabe que podemos ir além e atender todos os públicos”, pontua.
Parte da carne utilizada em todas as unidades, inclusive, é de um confinamento que fica em Bom Jardim de Goiás, terra de José Henrique. Lá, são criadas novilhas nelores. A outra parte é importada de São Paulo e também de outros países, como Uruguai, Argentina e Austrália.
“Não se pode colocar todos os ovos em uma mesma cesta”. Foi assim que José Henrique respondeu quando perguntado sobre dar uma diversificação dos seus investimentos no ramo da alimentação. Pensando nisso, ele adquiriu o Madalena, que já é reconhecido pelos seus drinks e petiscos.
Também conta com o Petra Gastrobar e o Manda Pizza, ambos no Passeio das Águas Shopping, e o Alma, inaugurado há 15 dias. É um restaurante com um cardápio de culinária mediterrânea e frutos do mar. Destaca ainda o restaurante O Santo Desconfia, em Rio Verde.