O governo de Goiás, por meio da Fapeg, inaugurou a quinta biofábrica do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) no estado. Desta vez em Iporá, na Fazenda Escola do IF Goiano. Tem como missão transformar a saúde do solo e a produtividade agrícola, beneficiando principalmente pequenos e médios produtores da região.
Com um aporte de R$20 milhões em recursos da Fapeg, o Cebio pretende inaugurar outras seis unidades ainda em 2024. Assim, totalizando 11 biofábricas em Goiás.
“Com essa unidade, promovemos transferência de tecnologia e elevamos a produtividade de maneira sustentável, o que é fundamental para pequenos produtores”, afirmou o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
As biofábricas do Cebio, como a de Iporá, atuam como Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) que desenvolvem soluções biológicas para controle de pragas e doenças. Tornando-as acessíveis a produtores de diferentes portes.
“As biofábricas do Cebio aproximam tecnologias do campo, impactando diretamente a produtividade e a sustentabilidade do agro”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Goiano, Alan Costa.