quinta-feira, 5 de dezembro de 2024
Obras da ferrovia Fico alcançam 30% da execução

Obras da ferrovia Fico alcançam 30% da execução

O trecho de 383 quilômetros ligará o município de Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, no Mato Grosso. Deve ficar pronto em cinco anos.

12 de novembro de 2024

Até outubro deste ano, a construção da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) alcançou 29,7% de execução. Com projeção de fechar o ano com 32%. Em outubro do ano passado, estava em 9,87%. A entrega está prevista para os próximos cinco anos.

O trecho de 383 quilômetros ligará o município de Mara Rosa, em Goiás, a Água Boa, no Mato Grosso. “A ferrovia é um elo fundamental entre as regiões produtoras do Centro-Oeste e os portos de Santos e São Luís”, destacou o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale.

Esta linha ferroviária formará um canal de escoamento de grãos e minérios para o mercado externo, ao conectar o Centro-Oeste à Ferrovia Norte-Sul e, consequentemente, aos principais portos do país.

Ao longo dos 383 quilômetros de ferrovia, foram identificados 33 sítios arqueológicos, dos quais 23 já foram resgatados. Um dos grandes desafios tem sido a desapropriação e liberação de terras, com mais de 244 quilômetros já desobstruídos e 278 áreas em negociação.

A obra tem dados que impressionam: mais de 21 milhões de metros cúbicos de terraplanagem, cerca de 240 quilômetros de obras simultâneas, mais de 6 mil trabalhadores e 298 mil viagens realizadas nos últimos dois meses.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.