No Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, homenageamos duas goianas que superaram as dificuldades e venceram nos negócios.
O número de mulheres empreendedoras em Goiás tem crescido de forma consistente desde 2019. A quantidade de empresas geridas por pessoas do sexo feminino passou de 146.815 para 348.920, um aumento de 137,6%. Segundo a última estatística do Sebrae Goiás.
Vários fatores têm impulsionado as mulheres a empreender. Como razões econômicas, sociais ou psicológicas. As motivações diferem de uma pessoa para a outra, de acordo com as necessidades de cada uma.
Em 2004, Tânia Maria Magalhães começou a empreender por necessidades econômicas e emocionais. Depois de trabalhar por 16 anos como vendedora de roupas numa loja de shopping, sua vida deu uma guinada.
Lidando com uma separação do marido, muitas mágoas e com três filhos pequenos, ela decidiu se mudar para Caldas Novas, onde reside sua mãe. Em busca de apoio emocional, novas oportunidades de trabalho e melhor qualidade de vida.
Por ser uma cidade turística, Tânia Maria viu em Caldas Novas a oportunidade de empreender no ramo da gastronomia. Com a ajuda da mãe e de vizinhos passou a fazer mini pizzas e vender no comércio local.
O passo seguinte foi abrir uma pequena lanchonete, a Minipizza Mana – onde cabiam apenas duas pessoas – no centro da cidade, vendendo salgados e mini pizzas.
Por sugestão de clientes, principalmente os turistas, passou a fazer o famoso empadão goiano. Que, de imediato, caiu no gosto dos fregueses.
Tânia contou ao EMPREENDEREMGOIÁS que em certo dia um turista do Rio de Janeiro entrou na sua lanchonete, elogiou seu empadão e sugeriu que ela mudasse a cor da pintura das paredes e o nome da empresa. No outro dia, na fachada da loja já exibia o nome: Empadão Goiano da Tânia.
A partir daí, sua empresa começou a crescer e ela teve de buscar um espaço maior. Em 2007, a revista Guia Quatro Rodas chegou a fazer referência à sua lanchonete elogiando as guloseimas. Sobretudo, o empadão recheado com carne de frango, guariroba e pequi. Hoje, a empresa oferece um mix de 10 sabores de empadão.
A Empadão Goiano da Tânia emprega atualmente 20 pessoas. A administração conta, além da própria empresária que fica na supervisão geral, com as colaborações do filho Lucas e do neto Gabriel.
Além da loja no Centro de Caldas Novas, tem outra na Esplanada do Rio Quente. No próximo mês, vai abrir outra no novo shopping da cidade de Caldas, o Singapura, que será inaugurado em breve. A meta de Tânia é entrar no mercado goianiense, a curto prazo. “Me considero uma mulher empreendedora de sucesso e gosto de desafios”, disse.
Para ter o próprio negócio, Priscilla Velasco Perigo de Souza Rodovalho também mudou de profissão. Ela é formada em fisioterapia, com especialização em atendimento em UTI. Ao se casar, em 2018, mudou-se para São Luís (MA), onde foi gerenciar uma clínica de depilação a laser e estética.
Depois de 18 meses, voltou a morar em Goiânia e passou a ser franqueada da marca Dr Laser, em Anápolis. A clínica emprega oito pessoas.
Priscilla, seguindo os passos da nova geração, gerencia o próprio negócio mais a distância e duas vezes por semana trabalha presencialmente. “Preciso conciliar o papel de empreendedora, mulher, dona de casa e mãe e ainda enfrentar o desafio de falta de mão-de-obra. Empreender não é fácil, mas é uma atividade realizadora”, define.
A pesquisa do Sebrae mostra que também o empreendedorismo feminino é composto, na maior parte, por mulheres na faixa etária entre 34 e 54 anos de idade. Em Goiás, a taxa de empresas geridas por mulheres é de 33,7%.
A média brasileira é de 33,9%. O perfil das empreendedoras goianas mostra uma predominância de mulheres com ensino médio completo (39,2%) e com ensino superior completo (31,8%).
Para impulsionar os negócios geridos por mulheres, o Sebrae Goiás comemora nesta terça-feira (19/11), das 9 às 17 horas, o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, com um evento que tem como tema Empreender, Inspirar e Transformar.
Na sede da instituição, em Goiânia, haverá palestras, rodas de conversas e apresentação de negócios, além de exposição de produtos e serviços.