quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
PIB brasileiro acumula crescimento de 3,1%

PIB brasileiro acumula crescimento de 3,1%

A economia brasileira cresceu 0,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano, na sua 13ª expansão consecutiva.

3 de dezembro de 2024

A economia brasileira cresceu 0,9% na passagem do segundo para o terceiro trimestre do ano, na sua 13ª expansão consecutiva. A alta de 0,9% no trimestre ficou abaixo do crescimento de 1,4% apurado na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2024.

Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) apresentou alta de 4%. No acumulado de quatro trimestres, o crescimento soma 3,1%. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (3/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em valores correntes, o PIB brasileiro soma R$ 3 trilhões.

Em um recorte setorial, os serviços e a indústria cresceram 0,9% e 0,6% respectivamente, na passagem do segundo para o terceiro trimestre. Já a agropecuária foi o único setor que registrou queda, de 0,9%.

Com os resultados divulgados, o PIB e o setor de serviços renovam patamares recordes. Por outro lado, a indústria se encontra 4,7% abaixo do pico, alcançado no 3º trimestre de 2013.

O IBGE informou que o PIB de 2023, em que anteriormente apontou um crescimento de 2,9%, foi revisto para 3,2%.

Impacto dos juros

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, pondera que a desaceleração frente o crescimento apurado no segundo trimestre (1,4% para 0,9%) não é ainda impacto do aumento, em setembro, da taxa básica de juros, por parte do Comitê de Política Monetária (Copom), passando de 10,5% para 10,75% ao ano.

“Demora um tempo para ter um efeito maior sobre a atividade economia. O terceiro trimestre não tem tanto esse impacto, apesar de o juro estar em um patamar elevado”, diz. Ela acrescenta que a base de comparação é alta, o que faz com que aumentos sejam menos expressivos.

Saiba mais: Alta do PIB goiano é 4 vezes maior que a média nacional

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.