quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Goiás terá programa de Cidade Empreendedora

Goiás terá programa de Cidade Empreendedora

Novidade será instituída em 8 municípios goianos em 2025 pelo Sebrae Goiás, que vai oferecer consultorias de smart city.

10 de dezembro de 2024

José Mário Schreiner: “Em 2024, foram criadas 96 mil empresas em Goiás, sendo 75% delas de micro e pequenas empresas”

O Sebrae Goiás vai investir na criação do programa Cidade Empreendedora e criar consultorias de smart city em oito municípios goianos. O Cidade Empreendedora consiste em 10 eixos: Gestão e Políticas Públicas, Lideranças Locais e Governança, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Acesso o Crédito, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Identidade, Vocações e Mercado, Inovação e Resiliência Climática e Sustentabilidade. O anúncio dos municípios selecionados acontecerá em janeiro próximo.

“Vamos colocar não só na teoria, mas na prática o metaverso, o dropship e a inteligência artificial (IA) para uso dos pequenos negócios. Com o programa Sebrae na sua Empresa colocaremos um exército de consultores qualificados para atender 90 mil empreendimentos”, afirmou Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae.

Além disso, ele destacou ainda mais investimentos nos programas de inovação e tecnologia como Desafio Agro Startup, Desafio GO! JOVEM, Campus Party, CoopsParty Summit 2024, Capital Empreendedor, Pacto Goiás e Startup Day. O diretor de administração e Finanças do Sebrae, João Carlos Gouveia, destacou o investimento no fortalecimento da agenda ESG.

“O Sebrae Goiás atuará como agente catalisador para que micro e pequenas empresas adotem práticas sustentáveis. Não apenas por uma questão de conformidade, mas como um diferencial competitivo. Vamos desenvolver iniciativas para fomentar a inovação social, promovendo modelos de negócios inclusivos. E para apoiar a transição energética, auxiliando os empreendedores na adoção de práticas mais sustentáveis”, explicou.

Crescimento

Nesta segunda-feira (9/12), o Sebrae realizou coletiva para apresentar os resultados das ações este ano e as metas para 2025. José Mário Schreiner, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), destacou que neste ano Goiás ganhou mais 96 mil empresas. Sendo 75% delas de micro e pequenas empresas. O número é 24% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Os dados mostram ainda que, até setembro, gerou-se 55 mil empregos, 18% a mais do que no mesmo período do ano passado. Ao todo, Goiás conta com 790 mil micro e pequenas empresas e esse número significa 94% das empresas ativas no estado.

Elas são ue são responsáveis, ainda, por 67% dos empregos gerados e 38% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, o endividamento de empresas caiu de 25% para 20% neste período.

Atendimento

José Mário ainda pontuou que o Sebrae está no top 3 no Brasil em vários quesitos. E que já alcançou mais de 1,1 milhão de atendimentos em menos de dois anos. A meta é que 2 milhões de atendimentos sejam realizados até o fim de 2026. “Graças à interiorização dos atendimentos e implementação de vários programas, projetos e ações, batemos um recorde de atendimentos. E avançamos não só nos 246 municípios goianos, mas também estamos expandindo para os cerca de 600 povoados que Goiás possui. Onde tiver um empreendedor, o Sebrae vai estar lá”, afirmou.

Com o redirecionamento, o Sebrae Goiás está com 138 pontos de atendimento em todas as regiões do estado, sendo oito regionais com 12 agências, mais de 110 Salas do Empreendedor e 16 Pontos de Atendimento com Parceiros (PAP).

Com essa estrutura, foi realizado atendimentos a 180 mil CNPJs assistidos, com cursos, oficinas, mentorias, consultorias e programas de fomento ao empreendedorismo como Cidade Empreendedora, Território Empreendedor, Educação Empreendedora, Prêmio Prefeitura Empreendedora (em 2024, 51 municípios participaram), entre muitas outras ações.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, chamou a atenção para o resgate do atendimento presencial, que atualmente chegou a 72%, sendo que o on-line ficou com 28%. “Isso demonstra que cada vez mais oferecemos uma experiência personalizada, reforçando a confiança que os empreendedores têm em nossas ações e nas nossas iniciativas”, afirmou.

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