Fabricante de motores e equipamentos industriais, a Weichai investiu cerca de R$ 100 milhões em fábrica de alta tecnologia no estado.
A multinacional chinesa Weichai iniciou suas operações, em Itumbiara, nesta quinta-feira (12/12). Líder global no mercado de motores e equipamentos industriais, a empresa investiu cerca de R$ 100 milhões para construir uma fábrica de alta tecnologia no estado.
A fábrica em Itumbiara produzirá motores e máquinas agrícolas de alta performance, que atenderão não só o mercado brasileiro, mas toda a América Latina. Além da fábrica de motores, o grupo chinês planeja expandir suas operações em Goiás com unidades das marcas Sinetruck, Shantui e Lowval.
O vice-presidente do Grupo Shandong, Zhang Gengsheng, e o CEO da Stemac, Valdo Marques, acompanharam a inauguração, ao lado do secretário de Indústria e Comércio, Joel de Sant’Anna Braga Filho, e do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo.
Durante um encontro no Palácio das Esmeraldas, realizado na última quarta-feira (11/12), o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da parceria com o Grupo Shandong Heavy Industry (SHIG), do qual a Weichai faz parte.
“A instalação da Weichai é prova da força econômica do nosso estado. Estamos posicionando Goiás como referência para a indústria global, fortalecendo setores essenciais como o agronegócio, a logística e a construção civil”, afirmou Caiado.
O governador ainda ressaltou o crescimento de 6% do PIB estadual em 2023, superando a média nacional, como reflexo das políticas de incentivo econômico.
“A chegada da Weichai reafirma nossa capacidade de atrair empresas de ponta e consolidar o estado como um hub estratégico. Este é um grande passo para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região”, destacou o secretário Joel Braga Filho.
A instalação da fábrica foi resultado de intensas negociações iniciadas em setembro de 2023, quando Caiado recebeu uma comitiva da Weichai Power em Goiânia. Em novembro daquele ano, durante uma missão oficial à China, o governo firmou uma parceria que viabilizou a operação, incluindo a cessão de espaço no parque industrial da Stemac.