Liderado pelo empreendedor goiano Marcus Marques, o grupo tem planos de expandir suas operações internacionalmente
O Grupo Acelerador, especializado em mentorias e desenvolvimento de negócios, alcançou um valuation de R$ 729 milhões com sua última venda de participação. O grupo é liderado pelo empreendedor goiano Marcus Marques, que possui mais de 2 milhões de seguidores em suas redes sociais.
A operação foi exclusiva para membros do programa Giants, uma rede que já conta com mais de 700 empresários, que oferece mentoria, treinamento e contatos, acessível após a imersão Acelerador Empresarial.
Embora o percentual de participação não tenha sido divulgado, o valuation foi calculado com base em um múltiplo de 9 vezes a margem operacional (EBTIDA) projetada para 2024, que é de R$ 81 milhões.
A projeção para 2024 é que o Grupo Acelerador caminha para atingir mais de R$ 160 milhões de faturamento, com uma margem operacionao (Ebitda) acima de 50%, o que pode resultar em um lucro próximo o até superior a R$ 85 milhões.
“Estamos cada vez mais próximos de R$ 1 bilhão de valuation. Muitos empresários confiam no nosso crescimento, governança e capacidade de entregar valor. Por isso, além de clientes no programa Giants, agora também são acionistas do Acelerador”, afirmou Marcus Marques.
Modelo de negócios
O Grupo Acelerador adotou um modelo de negócios que combina educação prática e mentoria empresarial em um único programa. Essa estrutura atrai empresários que buscam expandir suas operações e capacitar suas equipes.
Entre as iniciativas, o programa Giants se destaca por reunir centenas de membros, formando a maior rede de empresários em um programa de alto valor no Brasil.
Com investimentos anuais que variam de R$ 229.000 a R$ 400.000 por empresa, a iniciativa oferece mentoria, treinamento para gestores e colaboradores, além de oportunidades de geração de novos negócios.
O ingresso exige a participação na imersão Acelerador Empresarial, uma experiência de três dias liderada por Marcus Marques. Essa abordagem de capacitação e networking tem impulsionado o crescimento das empresas participantes e consolidado a importância do programa como parte do ecossistema do Grupo.
Novidade
A novidade recente foi a introdução de um modelo de fusões e aquisições (também conhecido como mergers and acquisitions, ou M&A) em que os membros do Giants podem adquirir cotas de participação, tornando-se sócios com acesso a benefícios adicionais.
Essa abordagem já tinha sido testada um ano antes, quando a primeira rodada de venda de participação elevou o valuation do grupo de R$ 450 milhões para os atuais R$ 729 milhões. O processo foi conduzido pela XR Advisor, especialista em private equity. Rodolfo Oliveira, CEO da XR, comentou que a resposta positiva dos clientes em ambas as rodadas demonstra o potencial para continuar crescendo.
“O Grupo Acelerador já é um case de sucesso no mercado de private equity e isso é comprovado pela resposta dos clientes que demonstraram fortíssimo interesse na aquisição diante da oferta feita, em ambas as rodadas realizadas. Todas as cotas de participação societária se esgotaram rapidamente e acredito que o grupo chegará a mais de R$ 1 bilhão devaluation”, projeta.
Planos
Os próximos passos do Grupo Acelerador incluem expandir suas operações internacionalmente e desenvolver novos programas educacionais. A empresa também planeja realizar eventos em mais de 50 cidades e lançar uma plataforma digital que permitirá acelerar o crescimento de negócios em todo o país.
A construção de um modelo de partnership para reter talentos é outra iniciativa em andamento. Desde sua fundação há cinco anos, o Grupo tem se mostrado eficiente em suas estratégias de crescimento e visa seguir transformando empresas com a missão de impulsionar o mercado. Marcus Marques conclui que a essência do trabalho vai além dos números, destacando que o propósito é acelerar o Brasil.
“Nosso diferencial não está somente no crescimento, na entrega diferenciada, mas também na nossa missão, verdadeira e genuína, de transformar empresas para as empresas transformarem o Brasil. Os números são apenas consequência da entrega de valor que estamos fazendo para os nossos públicos: clientes, colaboradores, sócios e a sociedade”, frisa