quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Governo e Sistema S criam o Programa Profissionaliza Goiás

Governo e Sistema S criam o Programa Profissionaliza Goiás

Com aporte de R$ 94,5 milhões, a iniciativa vai ofertar 17,3 mil vagas em 18 municípios goianos.

11 de janeiro de 2025

O governo de Goiás e o Sistema S assinaram convênio nesta sexta-feira (10/1) para a criação do Programa Profissionaliza Goiás. Com aporte de R$ 94,5 milhões, a iniciativa vai ofertar 17.352 vagas em 18 municípios. Principalmente para cursos técnicos profissionalizantes voltados para estudantes do Ensino Médio.

A implantação do programa acontecerá em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Por meio da parceria com o Senai, serão ofertadas 12,3 mil vagas, distribuídas em 16 opções de cursos. Os estudantes terão aulas teóricas e práticas nas unidades do Senai e terão direito a transporte e alimentação custeados pelo Governo de Goiás.

Na parceria firmada com o Senac, os estudantes assistirão às aulas nas escolas estaduais, com oferta de 5 mil vagas em 12 cursos. Representantes das entidades afirmaram que as formações serão alinhadas com o mercado.

Desenvolvimento

“A profissionalização é uma alternativa emergencial para os jovens, que encerram o Ensino Médio e não têm um curso ou uma faculdade, mas que precisam atender à demanda do desenvolvimento goiano em áreas como serviços, indústria e agropecuária”, destacou o governador Ronaldo Caiado. “Você só gera PIB se tiver trabalhadores qualificados”, acrescentou.

Em 2024, a Secretaria de Estado da Educação atendeu a 8,6 mil alunos nos cursos técnicos profissionalizantes ofertados em 53 municípios. Com a implantação do programa Profissionaliza Goiás, o número de vagas aumentará para cerca de 25 mil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.