Executivos sugerem leituras para desenvolver estratégias, liderar equipes e resolver problemas com eficiência. Confira suas dicas.
Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de construir repertório é a partir de boas leituras. Que podem ser uma excelente fonte de inspiração para formação de lideranças sólidas.
O mergulho em bons livros são um caminho para criar novas perspectivas e aprender lições valiosas. Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas.
Confira as sugestões de livros que ajudam a desenvolver uma mentalidade capaz de lidar com as adversidades para empreender e liderar empresas.
Francisco Ferreira, CTO/CPO da Open Co, recomenda a leitura de “As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o futuro de seu negócio e de sua vida”, de Steve Zaffron e Dave Logan. “É interessante como os autores apresentam a ideia de que o desempenho no trabalho está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de uma empresa”, analisa.
Guilherme Skaf Amorim, Head of Innovation Services da Wayra Brasil, CVC early stage da Vivo, recomenda a leitura “Rápido e Devagar”. Livro do psicólogo e prêmio Nobel, Daniel Kahneman. Para o executivo, o livro oferece uma análise profunda sobre os mecanismos que governam nossas decisões. “Kahneman nos leva a uma jornada profunda, desvendando não apenas como tomamos decisões, mas também os erros sistemáticos que cometemos ao longo do caminho”.
Ingrid Barth, presidente da Abstartups e CEO e cofundadora da Pilotln, compartilha como os aprendizados práticos de Uri Levine, fundador de dois unicórnios, auxiliaram sua carreira. “O livro é um guia prático para empreendedores que desejam construir empresas de sucesso. Destacando como a obsessão pelo problema é a chave para inovar e desenvolver soluções que realmente atendam às necessidades dos clientes”, diz.
Para Ana Carolina Gozzi, CO-CEO do Compre & Aluguel Agora (CAA), o livro é essencial para qualquer líder que busca criar um impacto verdadeiro e duradouro. “Essa obra é um convite para construir ambientes de trabalho baseados na confiança. Onde a autenticidade e a empatia se tornam pilares fundamentais para o sucesso. É uma leitura transformadora para quem deseja liderar com integridade e eficácia”, explica a executiva.
Rogério Cunha, cofundador da friendtech Mandu, ressalta que o grande diferencial do livro está na capacidade de transformar a maneira como os executivos abordam os desafios. Em vez de simplesmente atacar os sintomas, a obra ensina a identificar a raiz dos problemas, promovendo uma análise mais profunda e estratégica. Esse método permite que líderes se afastem da tendência de “pensamento rápido” e adotem uma abordagem mais reflexiva.
Para André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, o livro é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio. Aborda temas como priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a focar seus esforços nessas áreas para construir relacionamentos sólidos.
Carine Roos, CEO e fundadora da Newa, escolheu o livro “À Beira do Abismo”, de Joan Halifax. Por seu profundo mergulho nas complexidades da compaixão e liderança em contextos desafiadores. Para Carine, “esse livro oferece reflexões valiosas sobre como exercer a liderança com empatia, equilíbrio emocional e resiliência. Características essenciais para que lideranças promovam ambientes mais inclusivos e psicologicamente seguros nas empresas”.
Para Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, o livro é uma leitura essencial para preparar o empreendedor para um mundo em transformação. Onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das influências políticas e culturais. “Ele oferece uma reflexão ampla e essencial sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos sobre ancestralidade e futuro”, ressalta.
Fabiana Ramos, CEO da PinePR, destaca que a obra oferece uma visão sobre a liderança do futuro. Que valoriza a vulnerabilidade e empatia como elementos essenciais para o engajamento autêntico e eficaz de equipes. “Me identifiquei com o capítulo sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, como maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento de novos líderes.
Eduarda Gouvêa, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Droom Investimentos, destaca o impacto do livro na vida dela. Destaca que a narrativa incentiva mulheres à liberdade e à autenticidade, encorajando líderes femininas a confiarem em seus instintos e abraçarem sua própria força. “É uma obra que promove uma jornada de autoconhecimento e de muitas reflexões”, avalia.