No ano passado, segundo a ABF, o mercado brasileiro de franquias registrou faturamento de R$ 273 bilhões.
A Milky Moo Milkshakes é a única empresa goiana listada no ranking das 50 maiores redes de franquias em operação no país. Ficou em 42º lugar, conforme informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A rede goiana teve o segundo maior crescimento em 2024, com 53,7%, passando de 337 (em 2023) para 518 unidades. Ficou atrás apenas da The Best Açaí, com 78%. O terceiro lugar foi para a Lavateria (49,7%).
Para o ranking, a ABF analisa apenas o portfólio de marcas associadas.
Pelo terceiro ano consecutivo a Cacau Show lidera, com 4.661 unidades, um crescimento de 10,6%. Em segundo lugar ficou O Boticário, com 3.746. E em terceiro o McDonald’s, com 2.704.
As redes que mais fecharam unidades foram a OdontoCompany e a Oral Sin Implantes, ambas pertencentes ao mesmo grupo.
O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, com um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo a ABF. De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.
Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (elevação de 16,5%); Alimentação – Food Service (16,1%), e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).
“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.