sábado, 15 de março de 2025
Só uma goiana está entre as 50 maiores redes de franquias

Só uma goiana está entre as 50 maiores redes de franquias

No ano passado, segundo a ABF, o mercado brasileiro de franquias registrou faturamento de R$ 273 bilhões.

6 de fevereiro de 2025

A Milky Moo fechou o ano passado com 518 unidades no Brasil

A Milky Moo Milkshakes é a única empresa goiana listada no ranking das 50 maiores redes de franquias em operação no país. Ficou em 42º lugar, conforme informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A rede goiana teve o segundo maior crescimento em 2024, com 53,7%, passando de 337 (em 2023) para 518 unidades. Ficou atrás apenas da The Best Açaí, com 78%. O terceiro lugar foi para a Lavateria (49,7%).

Para o ranking, a ABF analisa apenas o portfólio de marcas associadas.

Pelo terceiro ano consecutivo a Cacau Show lidera, com 4.661 unidades, um crescimento de 10,6%. Em segundo lugar ficou O Boticário, com 3.746. E em terceiro o McDonald’s, com 2.704.

As redes que mais fecharam unidades foram a OdontoCompany e a Oral Sin Implantes, ambas pertencentes ao mesmo grupo.

Mercado

O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, com um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo a ABF. De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.

Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram Entretenimento e Lazer, com alta de 16,6%, seguido de Saúde, Beleza e Bem-Estar (elevação de 16,5%); Alimentação – Food Service (16,1%), e Alimentação – Comércio e Distribuição (14,7%).

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Saiba mais: Franquias goianas faturam mais de R$ 2 bilhões

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.