Iniciativa do Sebrae Goiás é uma oportunidade para que os municípios possam construir gestão integrada com base no planejamento e eficiência.
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, São Luís de Montes Belos e Silvânia estão entre as cidades-piloto escolhidas para o projeto Cidade Inteligente. Desenvolvido pelo Sebrae Goiás, visa auxiliar os municípios na construção de uma gestão integrada, fundamentada no planejamento e na eficiência dos serviços públicos.
O projeto tem oito áreas estratégicas: economia, educação, empreendedorismo, meio ambiente, energia, governança, segurança e tecnologia da informação. A primeira ação acontecerá de 24 a 27 de março. Quando técnicos do Sebrae Goiás e dois representantes de cada município participarão da Missão de Benchmarking à Smart Expo City Curitiba.
Primeiro, o Sebrae atuará na sua área de competência, de elaborar estudos e diagnósticos, e aplicar consultoria em planejamento. “O Sebrae entra como esse apoiador da prefeitura para que ela planeje a sua cidade inteligente”, diz Elaine Moura, coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae Goiás.
Uma cidade será considerada como inteligente à medida que as soluções forem implementadas. “Isso significa que, primeiramente, ela vai acontecer quando houver a decisão do gestor público de planejar, deliberação que os prefeitos desses cinco municípios já tomaram”, afirma.
Em segundo lugar, explica Elaine Moura, está a decisão de fazer os investimentos necessários para a apropriação das soluções tecnológicas vinculadas a cada uma das oito áreas propostas pelo programa. Ela ainda detalhou que, a metodologia propõe começar com uma ou duas áreas. “Gradativamente, esse planejamento será renovado no seu processo de previsão de soluções tecnológicas”, assinalou.